São Gonçalo oferece tratamento para portadores do vírus HIV

às

De acordo com um estudo realizado pela ONU, em 2018 o número de infectados pelo vírus HIV em todo mundo caiu 16% em relação a anos anteriores. O Brasil é identificado como o país de destaque no combate e tratamento do vírus.

Mas, embora o país tenha ações reconhecidas na luta contra o HIV, ainda é possível notar um aumento no número de casos em algumas regiões, sobretudo entre a população mais jovem, que acaba contraindo o vírus, muitas vezes por falta de informações sobre métodos de prevenção. Além disso, a Aids ainda é considerada um tabu pela sociedade brasileira.

Mas para aqueles que contraíram o vírus? O que a cidade de São Gonçalo oferece para aqueles que precisam agora conviver com a Aids, causada pelo HIV?

De acordo com Evelin Mendonça, coordenadora do programa municipal de IST, AIDS e hepatites virais, o município conta com três unidades de Serviço Atendimento Especializado (SAE), em Alcântara, Arsenal e Barro Vermelho, que possuem equipes multidisciplinares para tratar o paciente assim que for constatado, por meio do serviço de testagem rápida, que ele contraiu o vírus.

Com mais de 4 mil soropositivos na cidade sendo tratados e medicados e uma média de 9 novos casos por semana no município, as Centrais de atendimento acolhem estes pacientes e começam, então, o tratamento que irá perdurar por toda a vida. O paciente diagnosticado recebe os medicamentos gratuitamente, além de acompanhamento psicológico.

“Nós não podemos apenas dar o diagnóstico, temos que assegurar o paciente de que a vida dele não acabou, mas que agora ele vai ter que cuidar de uma doença que é crônica”, afirma Inês Castro, infectologista que trabalha há 30 anos com pacientes soropositivos.

Apesar de o município ter uma grande estrutura para tratamento, as especialistas lembram que o importante é a prevenção e campanhas de conscientização da mídia sobre a doença.

Embora o ideal seja prevenir, a cidade também oferece o amparo necessário para aqueles que agora precisam conviver com o HIV.

Fonte: O São Gonçalo 

Veja também

Seguindo a resolução da Lei Estadual 5.198, de 2008, o dia 23 de abril é considerado feriado em todo o estado
às
O Festival Art&Bier encerrou seu primeiro fim de semana neste domingo (21/4) com um público acima do esperado na tenda
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias