Teatro auxilia no combate e conscientização sobre hanseníase em Rio Bonito

às

A prevenção à hanseníase em Rio Bonito vem contando com o auxílio de novos aliados na divulgação dos sintomas e formas de tratamento da doença. O grupo de teatro Bacurau, do MORHAN (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase),  esteve em Rio Bonito nessa terça-feira, dia 12, e visitou as escolas municipais Jaldete Cury, no Rio Vermelho, e Maria Lydia Coutinho, no Rio do Ouro, levando informações sobre tema com linguagem teatral.

A iniciativa conta com o apoio do Programa Municipal de Controle à Hanseníase e tem a parceria da Associação dos professores públicos ativos e inativos do Estado do Rio de Janeiro (APPAI).  Nessa quarta-feira (14), o teatro chega a escola municipal Duque de Caxias, no Rio Seco.

“O teatro ajuda a diminuir o estigma e preconceito em volta dos portadores da hanseníase. Esse trabalho nas escolas é importante para que as crianças façam essas informações circularem. Isso ajuda bastante porque pode ter alguém da família que tenha a doença, mas não conheça os sintomas e nem as formas de tratamento”, explica a palestrante do Morhan, Suerli Costa.

A iniciativa conta com o apoio do Programa Municipal de Controle à Hanseníase (Foto: Divulgação)

A ideia do teatro itinerante é desconstruir conceitos, muitas vezes, adquiridos pela população, que resulta em divulgação de mitos sobre a hanseníase, incentivando o preconceito, e fazendo com que a população não procure o tratamento correto por causa da desinformação. Questões simples como o acesso ao tratamento e formas de prevenção, muitas vezes passam despercebidas para a maioria das pessoas. O projeto, coordenado pelos atores Brenda Menezes e Jorge Garcia, tem a parceria da Associação dos professores públicos ativos e inativos do Estado do Rio de Janeiro (APPAI).

“Aprendi que a hanseníase é contagiosa e tem cura, mas devemos procurar um médico, principalmente, quando aparecer alguma mancha avermelhada na pele”, explicou o aluno da educação infantil, Téo Motta, de 5 anos, que pretender repassar tudo que aprendeu para a sua família.

Roda-Hans – Esse evento cultural antecede a chegada da caravana do Projeto Roda Hans: Carreta da Saúde que estará na cidade na próxima sexta-feira (16).  O veículo, que é itinerante, ficará estacionado na Praça Fonseca Portela, das 8 às 17 horas, e contempla cinco espaços para atendimentos clínicos e um espaço para realização de exames laboratoriais gratuitamente para os moradores locais.

Vale lembrar que o Programa de Hanseníase em Rio Bonito funciona de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas, no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha. O tratamento é gratuito e dura, em média, seis meses.

Veja também

18 profissões regulamentadas de natureza científica, literária ou artística, terão menos impostos após o projeto de regulamentação
às
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou na manhã desta quinta-feira (25/04) o Jardim de Infância
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias