Mãe de bebê abandonado em São Gonçalo é encontrada; jovem que encontrou criança recebe bolsa de 100% na universidade

às

A mãe de um bebê recém-nascido abandonado em uma rua na manhã da última quarta-feira (27), no Porto da Madama, em São Gonçalo, foi encontrada nesta quinta-feira (29). A mulher, que mora no mesmo bairro, foi encontrada por policiais civis da 73ª DP de Neves através de denúncias anônimas. Ela prestou depoimento à distrital e afirmou não ter tido intenção de matar a criança.

Na delegacia, a mãe respondeu que “não sabia” quando foi questionada sobre o motivo do abandono. Em depoimento, ela alegou que queria ‘se livrar’ do bebê por ter que lidar com problemas familiares e muitos filhos para criar, e que esperava que alguém o encontrasse no local e cuidasse do recém-nascido.

Ela foi levada para o Instituto Médico Legal (IML) de Tribobó, onde passou por exame de corpo de delito, e retornou para ser ouvida na delegacia pela delegada de plantão. Ainda segundo a Polícia Civil, amigos e familiares da mãe do bebê também foram ouvidos durante toda a quinta-feira (29).

O caso

A criança, batizada de Pedro, foi deixada próxima a uma escola de ensino técnico do bairro, ainda com o cordão umbilical. Ele foi encontrado por um universitário, Alan Farias, de 29 anos, que seguia para a aula no bairro Trindade, na Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Aagentes do 7º BPM de São Gonçalo foram acionados e auxiliaram no resgate da criança, que foi levada para o Hospital Infantil Darcy Sarmanho Vargas, no Zé Garoto, e posteriormente encaminhado ao Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, onde permanece internado.

Estudante recebe gratificação da universidade

“Eu deito na cama e só consigo chorar”, relata Alan Farias, universitário que encontrou o recém-nascido. “É uma coisa que a gente nunca espera, salvar um bebê… a ficha ainda não caiu”, diz. O rapaz seguia para a aula por volta das 7h40 da manhã quando, ao passar pelo local, ouviu gemidos que pensou ser de algum filhote de gato. Quando se aproximou da origem do som, debaixo de um carro, percebeu que se tratava, na realidade, de um bebê. “No primeiro momento eu pensei que fosse algum filhote de gato, quando eu olhei para debaixo do carro eu vi uma perninha esticando e o gemido se tornou um choro”, relembra o estudante.

Alan (embaixo, com uniforme da universidade) e policiais envolvidos na ocorrência posam para foto com recém-nascido Pedro (Foto: Reprodução/Internet)

Alan pegou a criança nos braços e levou para casa, pedindo ajuda à mãe. Uma ambulância da SAMU foi até o local e levou a criança para o hospital. O jovem falou, ainda, sobre o que espera para o futuro do pequeno Pedro. “Quero muito acompanhar o crescimento do bebê, mas sei também que isso não depende só de mim, às vezes a família que vai adotar essa criança possa optar por não revelar o que aconteceu para a criança. Mas eu me considero um tio pra esse menino, não tenho dúvidas”, diz. O bebê possui 48 cm de altura e pesa 2,480 kg, estando bem de saúde.

Como uma forma de gratificação pelo ato de Alan, os responsáveis pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), onde o jovem estuda, concederam a ele uma bolsa integral para a conclusão de seu curso de graduação. “É um jeito da gente mostrar para as pessoas que o mundo não está perdido, que ainda há pessoas prontas para ajudar o outro. Isso vai ficar eternizado para sempre na sua vida, parabéns para seus pais que souberam te ensinar valores importantes”, congratulou a pró-reitora da Faculdade Universo de Trindade, Jaina dos Santos Ferreira, sendo acompanhada pelo diretor-geral da instituição, Fábio de Oliveira.“Precisamos sair de casa sempre prontos para salvar vidas e, às vezes, apenas uma palavra de conforto muda o dia de alguém”, afirma.

A assessoria do Huap divulgou uma nota oficial sobre a situação do pequeno Pedro. Confira abaixo:

“O recém-nascido resgatado em São Gonçalo, deu entrada, no final da tarde de 27 de agosto, no Hospital Universitário, em Niterói. O bebê apresenta bom estado de saúde e permanece internado na UTI neonatal para realização de exames e descartar a possibilidade de qualquer infecção. O Huap informa, ainda, que não há previsão de alta médica.”

 

Veja também

Para garantir a proteção social aos trabalhadores informais da cidade, a Prefeitura de Maricá criou o Programa de Proteção ao Trabalhador
às
obras da nova escola com capacidade para cerca de mil alunos que está sendo construída no bairro Esperança, local conhecido como Reta Velha
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias