Maricá lança atendimento itinerante para exames de imagem

às

A partir desta quinta-feira (19), a população maricaense passará a contar com o serviço “Saúde de Ponta a Ponta”. Trata-se de um atendimento itinerante, oferecido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, que percorrerá todos os distritos do município realizando exames de imagem como, por exemplo, densitometria, ecocardiograma, mamografia, eletrocardiograma, ultrassonografias e raios-X.

A primeira localidade a receber a visita do “Saúde de Ponta a Ponta” será Itaipuaçu. O veículo estará nos dias 19 e 20/09, na Praça dos Gaviões, a partir das 8h30. E, nos dias 23 e 24/09, no mesmo horário, em Ponta Negra, absorvendo inclusive pacientes de Cordeirinho, Barra de Maricá e demais áreas próximas.

De acordo com a secretária da pasta, Simone Costa e Silva, o equipamento móvel não atenderá demanda espontânea, ou seja, somente pacientes agendados e encaminhados pelas unidades de saúde de seus respectivos bairros, mediante a uma classificação de risco feita por médicos especialistas da rede pública de Maricá.

“O Saúde de Ponta a Ponta é totalmente regulado, nenhum exame é feito sem agendamento prévio”, reafirma Simone Costa. “O paciente não será atendido apresentando apenas o pedido do exame. Todos os exames precisam ser obrigatoriamente marcados com antecedência na unidade básica do bairro, vinculada a central de regulação, a qual, o paciente pertence”, frisou a secretária.

Simone falou ainda da importância do equipamento móvel para os pacientes do município. “A principal função do serviço é possibilitar a realização dos exames mais próximos das residências das pessoas e com isso evitar o deslocamento até o Centro de Maricá, aonde atualmente todos os exames são feitos. E, também evitar o deslocamento para outros municípios como hoje acontece com pacientes que precisam fazer o exame de densitometria óssea”, destacou.

Ainda segundo a secretária o serviço estará disponível no município durante um ano, podendo ser renovado por mais um ano. “Neste período o Saúde de Ponta a Ponta vai percorrer todo o município, ficando sempre cinco dias, de cada mês, presente na cidade. Normalmente dois dias em regiões mais populosas e um dia em lugares menos populosos”, explicou Simone.

Fonte: O São Gonçalo

Veja também

Seguindo a resolução da Lei Estadual 5.198, de 2008, o dia 23 de abril é considerado feriado em todo o estado
às
O Festival Art&Bier encerrou seu primeiro fim de semana neste domingo (21/4) com um público acima do esperado na tenda
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias