Câmara de Saquarema inicia campanha do Outubro Rosa

às

A Câmara de Vereadores de Saquarema realizou, na manhã da última quarta-feira (2), a cerimônia de abertura da Campanha Outubro Rosa. Durante o mês, diversas ações serão realizadas pelo Legislativo saquaremense para conscientizar e orientar a população sobre a prevenção e combate ao Câncer de Mama.

Na solenidade de abertura, a palestra foi ministrada pela enfermeira oncológica Patrícia Abreu, que falou sobre o tratamento do câncer de mama e os desafios para uma saúde de qualidade durante o período de cuidados médicos. A segunda palestra foi com Luisa Maria, responsável pelo Projeto Moça Bonita, que busca melhorar a autoestima das mulheres vítimas de câncer que perdem o cabelo durante a quimioterapia.

“Teremos um mês recheado de programações especiais, com palestras, ação social, e muito mais. Convido a todas as mulheres saquaremenses que possam vir ao Plenário da Câmara Municipal para participar desta importante ação, que é o Outubro Rosa”, afirmou a Vereadora e Presidente da Câmara, Adriana Pereira.

“Outubro é um mês muito especial para nós, mulheres. temos que ter a consciência de que o combate ao Câncer de Mama deve ser diário, e não só agora. Assim como a Câmara, a Prefeitura também fará diversas ações nas unidades de saúde, escolas, Clínica da Mulher, caminhadas, etc, pra levar orientação e conscientização à nossa população”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

Segundo informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja também

Estado do Rio produz cerca de 60 mil toneladas de pescado marinho por ano
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias