Escolas estaduais de Maricá e de outros municípios vão receber psicólogos em 2020

O Governo do Estado do Rio, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), definiu que a partir do ano letivo de 2020 a rede estadual de ensino contará com um psicólogo por escola. Atualmente, a Secretária de Educação de Maricá realiza esse atendimento com poucos profissionais, não conseguindo atender todas as escolas da cidade. Todas as 1.222 escolas do Rio de Janeiro terão um profissional para dar suporte aos estudantes e professores que necessitem de apoio psicológico.

Atualmente, um total de oito profissionais atendem às escolas do estado na cidade. A partir de 2020 haverá a contratação de mais de mil especialistas para a função em toda a rede. “Verificamos a importância e necessidade desses profissionais atuando nas escolas. Esses especialistas atuarão de diversas maneiras; farão atendimento e acompanhamento de alunos e professores, terão a capacidade de identificar e avaliar casos de depressão e ansiedade. Além disso, também poderão realizar palestras de prevenção nas unidades de ensino”, explica o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

Maricá registrou, desde março do ano anterior, ao menos três casos de suicídio envolvendo jovens. Em todos os casos, os jovens apresentavam indícios de depressão, mas não receberam o auxílio correto. Os psicólogos estarão disponíveis para atender os alunos diariamente nas escolas.

Fonte: Lei Seca Maricá