Secretaria de Saúde de Rio Bonito realiza atendimento noturno para mulheres comerciantes durante Outubro Rosa

às
Aos 24 anos, Natália Nascimento trabalha no comércio e nunca realizou preventivo. Ela e outras centenas de mulheres serão beneficiadas pelas ações do Outubro Rosa realizadas pela Prefeitura de Rio Bonito. A busca ativa, como é chamada a visita de equipes de saúde ao comércio local, já teve início com enfermeiras das unidades de saúde visitando as lojistas e trabalhadoras do comércio da região central da cidade que serão atendidas em horário especial, no período noturno.
“Ainda sou nova e não via muito a necessidade de realização desses exames. Mas sei que são importantes e resolvi aproveitar a oportunidade. Chego na loja às 9h e saio às 19h, então esse horário vai ser ótimo. A iniciativa é maravilhosa, vai facilitar muito as mulheres realizarem os exames preventivos”, declarou Natália, que trabalha na loja Morena Flor.
De acordo com a secretária municipal de saúde, Dailane Magalhães, o atendimento já está sendo pré-agendado. “As ações de atenção à saúde da mulher, que acontecem durante todo o ano, são intensificadas durante o Outubro Rosa nas unidades de saúde de Rio Bonito. Além da busca ativa de pacientes para fortalecer o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama, estamos fazendo o agendamento de consultas, marcação de exames de mamografia e ultrassonografia. As unidades de saúde também realizam palestras nas salas de espera para estimular o autocuidado feminino”, enumerou a secretária Dailane Magalhães.
Outra lojista que aproveitou a oportunidade e marcou sua consulta para realização de exames, foi a proprietária da loja Estação das Sapatilhas, Emile Roberta Carvalho. “A vida no comércio é muito corrida e ainda temos que cuidar de filho, levar pra escola, acabamos esquecendo um pouco de realizar esses exames e consultas que devem ser feitos todos os anos. É muito bom saber que a prefeitura está fazendo esse trabalho em um horário diferenciado. Na loja também já aderimos ao Outubro Rosa e estamos com várias sapatilhas na cor rosa”, disse aproveitando para fazer o marketing da loja no Center Coutinho.
As enfermeiras Patricia Nascimento Mosca, do ESF Serra; Roselia Quirino, ESF Rio do Ouro; Daniele Barroso, ESF Mangueira; Cristina Tibúrcio ESF Bela Vista e Renata Ferreira do ESF Rio Vermelho estão visitando o comércio central da cidade e abordando as lojistas para identificar a necessidade da marcação de consultas e exames no horário noturno, que em dias específicos será realizado das 19h às 22h, nos ESFs da Bela Vista, Boa Esperança e no Ambulatório Loyola.

Veja também

Seguindo a resolução da Lei Estadual 5.198, de 2008, o dia 23 de abril é considerado feriado em todo o estado
às
O Festival Art&Bier encerrou seu primeiro fim de semana neste domingo (21/4) com um público acima do esperado na tenda
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias