Professores de Rio Bonito participam de capacitação em primeiros socorros

às

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Rio Bonito ministrou aos profissionais da educação da cidade um curso de Capacitação em Primeiros Socorros. O encontro ocorreu na última quarta-feira (16), no Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro, e reuniu professores e auxiliares de creche e educação infantil. O objetivo da capacitação foi passar orientações acessíveis e simplificadas sobre as principais ações passíveis de serem realizadas por qualquer pessoa que se encontra frente a uma situação de emergência nas escolas. 

Desde março deste ano, todas as escolas do Brasil devem ter professores e colaboradores capacitados em primeiros socorros. A obrigatoriedade foi estabelecida, em outubro de 2018, após a aprovação pelo Senado da Lei nº 13.722, chamada Lei Lucas, que tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil.

Segundo a Coordenadora do Departamento de Programas e Projetos, Marilene Mendes, todos os profissionais da educação devem estar capacitados. A formação de todos os profissionais da educação será ministrada pelo instrutor credenciado pelo SAMU, Fábio Ferreira de Sá. “Os cursos de primeiros socorros serão para todos os professores e pessoal de apoio que lidam com os alunos, inclusive os motoristas de transporte escolar. O objetivo do treinamento é possibilitar que os profissionais consigam agir em situações emergenciais até a chegada da assistência médica”, afirma Marilene.

O projeto estabelece que os cursos de primeiros socorros sejam ministrados por entidades municipais ou estaduais especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população. “O conteúdo dos treinamentos é direcionado de acordo com a faixa etária do público atendido”, garante o Coordenador do SAMU de Rio Bonito, Claudionor Júnior, que também orienta os professores a disporem de kits de primeiros socorros nas escolas.

Homenagem – O projeto recebeu o nome de Lei Lucas, em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP).  No local não havia pessoas preparadas para socorrê-lo de forma rápida e adequada. “A escola tem o papel não somente de ensinar, mas de proteger e guardar nossas crianças. Então é fundamental que os professores e outros profissionais estejam preparados para fazer isso”, afirma a secretária de Educação, Wanderlúbia Antunes.

Os próximos cursos de capacitação em primeiros socorros acontecem nos dias 29 e 31 de outubro, no Auditório do Centro Administrativo, e vai reunir professores de educação infantil.

Texto: Denilson Santos

Veja também

Quem visita a exposição faz uma verdadeira viagem por essa arte e pelos lugares de onde vieram os bordados, arte que cada vez mais ganha visibilidade
às
A Polícia Civil do RJ prendeu nesta quinta-feira (18) um homem por estupro, cárcere privado, ameaça e tortura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias