Vereador Jaime Lima é eleito como prefeito interino de Silva Jardim

às

O vereador Jaime Figueredo Lima (PR) foi escolhido como prefeito interino de Silva Jardim (RJ) em eleição interna feita pelos vereadores neste domingo (27). A eleição teve chapa única e foram eleitos Jaime como novo presidente da Câmara (que assume interinamente a Prefeitura até a realização de eleição suplementar) e Marcilene Xavier (PP) como vice-presidente (que vai assumir a Câmara).

A eleição para a nova mesa diretora da Câmara foi determinada porque a prefeita Maria Dalva do Nascimento, a Cilene (SD), foi cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em setembro e permaneceu no cargo até ter recurso negado na última sexta-feira (25).

O vereador Webster Barcello, o Binho da Agricultura (PTB), assumiu a presidência da Câmara de forma interina e, consequentemente, assumiu a Prefeitura até o resultado da eleição deste domingo, já que o presidente da Câmara e outros dois vereadores também foram cassados no mesmo processo de Cilene.

Na decisão que cassou Cilene, os vereadores Jazimiel Batista, que era Presidente da Câmara, Roni Luiz Pereira e Adão Firmino de Souza também foram afastados dos cargos. De acordo com o TRE, a prefeita foi cassada por compra de votos, abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2016.

Cilene foi eleita vice-prefeita em 2016 e assumiu a Prefeitura após a renúncia de Anderson Alexandre (SD), que encabeçava a chapa nas eleições passadas. De acordo com o TRE, na mesma decisão, a Corte afastou a inelegibilidade de oito anos aplicada a Cilene pelo Juízo da 63ª Zona Eleitoral, por entender que não ficou comprovada a contribuição dela nos ilícitos eleitorais e que a sanção tem “natureza personalíssima”.

A assessoria da prefeita afastada divulgou uma nota sobre o assunto. “A Corte reconhece que a prefeita Cilene não teve envolvimento com as ilegalidades que levaram ao afastamento da chapa, tendo em vista que seus direitos políticos estão preservados, portanto, a prefeita Cilene mantém-se elegível e não recai sobre ela a sanção de multa. Em cumprimento ao que determina a lei, não havendo esgotado todos os recursos, a assessoria da prefeita informa que o ela aguarda o julgamento de uma cautelar”, diz a nota.

Ainda não há data para a eleição suplementar do município.

Fonte: G1

Veja também

O aumento no fluxo deve ocorrer a partir das 14h desta sexta (19), quando são esperados mais de 99 mil veículos
às
Os moradores da rua contaram que o dono da moto percebeu o veículo descendo e tentou tirá-la do caminho. Mesmo assim, o veículo atingido.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias