Silva Jardim e Iguaba Grande possuem baixa adesão ao cadastramento biométrico obrigatório

às

Os municípios de Silva Jardim e Iguaba Grande, na Região dos Lagos, fazem parte dos 15 municípios do Estado do Rio cujo índice de comparecimento ao cadastro biométrico obrigatório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está abaixo da meta estipulada. O prazo para a coleta das digitais, sob risco de cancelamento do título de eleitor, vai até o dia 1º de dezembro.

Além de Silva Jardim e Iguaba Grande, outros municípios que possuem baixa adesão ao cadastramento da biometria são Arraial do Cabo, Carapebus, Comendador, Levy Gasparian, Duque de Caxias, Laje do Muriaé, Magé, Mendes, Miracema, Porciúncula, Porto Real, Quissamã, Rio Claro e São João de Meriti. Ao todo, 519 mil eleitores ainda não fizeram o registro da biometria. Para realizar o cadastramento, basta o eleitor comparecer a um posto de atendimento do TRE-RJ da localidade.

Segundo levantamento do órgão, os municípios com as piores taxas de adesão são Duque de Caxias e São João de Meriti, ambos da Baixada Fluminense, onde 383.865 eleitores ainda estão pendentes no cadastro biométrico. Por outro lado, as taxas de adesão são positivas nos municípios de Cardoso Moreira, Cordeiro, Italva, Itaocara, Macuco, Natividade, Quatis, Santa Maria Madalena, São Fidélis, Varre-Sai e Vassouras. Em Itaocara, por exemplo, quase 84% dos eleitores já estão com a biometria cadastrada.

O que acontece com quem não realizar o cadastro?

Eleitores que não realizarem o cadastro da biometria terão o título de eleitor cancelado. Com isso, além de ficarem impedidos de votar, também não poderão receber benefícios como o Bolsa Família, empréstimos em bancos oficiais, ou participar de concursos públicos. O eleitor também fica impedido de tomar posse em cargo público ou realizar matrícula em instituições de ensino federais, além de não poder obter passaporte.

Como cadastrar a biometria?

Para saber se necessita realizar o cadastro da biometria, o eleitor pode consultar o site do TRE-RJ ou ligar para a Central de Atendimento Telefônico do órgão, através do número (21) 3436-9000. Para realizar o processo, é necessário fazer o agendamento no portal do TRE-RJ ou também pelo mesmo número. Se preferir, o eleitor também pode comparecer à sede do tribunal, na CAE, onde será atendido por ordem de chegada. O posto fica na Avenida Presidente Wilson, 198, no Centro do Rio, funcionando de segunda à sexta-feira, das 11h às 17h.

Para realizar o cadastro, também é preciso levar documento de identificação com foto, comprovante de residência com até três meses de emissão e o título de eleitor, caso possua.

Veja também

Como escolher o melhor chocolate sem prejudicar a saúde. É chegada a época do ano em que aumenta muito o consumo de chocolates
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias