Procura por exames preventivos aumenta durante ‘Novembro Azul’ em Rio Bonito

às

Rio Bonito entrou na campanha Novembro Azul com ações de conscientização para os cuidados com a saúde do homem, na prevenção ao câncer de próstata. Durante a campanha, as unidades de saúde vem acolhendo os pacientes e são a porta de entrada para a realização de exames preventivos gratuitos. Nesta quarta-feira (6), a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que faz esse trabalho itinerante, esteve nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) da Jacuba e do Rio Vermelho. Nos dois locais houve aumento da presença masculina. Além de aferir a pressão arterial e fazer teste de glicemia, os homens que compareceram ao local também puderam cortar o cabelo e fazer o exame de PSA, que é o principal exame laboratorial destinado ao rastreio do câncer de próstata.

No ESF do Rio Vermelho teve fila para receber o atendimento. Cerca de trinta exames de PSA foram realizados para quem estava em jejum e fez todos os procedimentos necessários para não comprometer o resultado do exame.

“É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame preventivo anual. Por meio desse exame é possível detectar doenças e alterações na próstata, junto com o toque retal e outros procedimentos laboratoriais”, explica o Coordenador do Programa Saúde do Homem, Bonifácio Rosa Silvano, que também participou das atividades nos Esfs.

O exame preventivo é recomendado para homens acima de 40 anos. Para isso, o primeiro passo é buscar avaliação médica e de enfermagem na unidade de saúde. Em caso de alteração nos exames, o paciente é encaminhado ao especialista (urologista) para novos rastreamentos.

Acesso a Exames – De acordo com a secretária de Saúde, Dailane Magalhães, várias ações favoreceram o aumento da procura do público masculino pelos serviços de saúde, entre elas, a extensão do horário de funcionamento em algumas unidades de saúde, que passaram a ser realizados em pelo menos um dia da semana até às 22 horas, e o acesso aos exames preventivos.

“Vamos continuar com as ações nas empresas, realizando exames preventivos no próprio local de trabalho dos funcionários, garantindo o encaminhamento médico para todos os casos em que o exame apresentar alguma alteração, além do atendimento em horários estendidos para quem necessitar. ”, garante a secretária.

Sinais e sintomas – Os sinais mais comuns do câncer de próstata são dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. A qualquer um desses sinais deve procurar uma unidade de saúde.

Veja também

Para garantir a proteção social aos trabalhadores informais da cidade, a Prefeitura de Maricá criou o Programa de Proteção ao Trabalhador
às
obras da nova escola com capacidade para cerca de mil alunos que está sendo construída no bairro Esperança, local conhecido como Reta Velha
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias