Escolas de Rio Bonito recebem programa de democratização no acesso à internet em 2020

às

Diversas escolas municipais de Rio Bonito serão beneficiadas no próximo ano com a implantação do programa Inovação Educação Conectada. A Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento de Programas e Projetos, aderiu ao programa do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

As unidades beneficiadas estão localizadas na área urbana do município, sendo elas a Escola Municipalizada Professor Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC); os colégios municipais Maurício Kopke Astério Alves de Mendonça, Albino Thomas de Souza Filho, Raubino Pereira de Mesquita, Rômulo Tude, Serra do Sambê, Professora Maria Lydia Coutinho e o Espaço Municipal de Ensino Supletivo (EMES).

No início do ano, três escolas municipais de Boa Esperança, na zona rural, já haviam sido beneficiadas; Ângelo Longo, Maria Thereza Chehab de Carvalho e Dr. Kingston Guimarães de Souza Motta. Os alunos passaram a ter acesso aos recursos educacionais digitais (notebook) e incentivo à produção, aquisição e socialização de recursos entre as redes de ensino.

Para o prefeito José Luiz Alves Antunes, a iniciativa de iniciar os alunos no mundo digital é cada vez mais urgente. “Trazer o mundo digital para a sala de aula favorece a aprendizagem. Se antigamente o professor tinha o giz e o quadro, hoje as ferramentas estão mais amplas. Os alunos estão cada vez mais conectados e as escolas precisam estar também. Iniciamos a implantação do projeto pela área rural e, a partir do ano que vem, levaremos para mais escolas na região central”, declarou o prefeito.

A coordenadora do Departamento de Programa e projeto da Secretaria de Educação, Mônica Magrini, também falou sobre a novidade. “A partir de 2020, essas escolas poderão contratar serviço de internet para uso pedagógico e de melhoria na infraestrutura na parte de tecnologia da informação (TI). As escolas da zona rural são contempladas apenas com a antena para captar o sinal de internet via satélite”, explica.

Educação Online – O programa, uma parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, pretende universalizar o acesso à internet de alta velocidade via satélite nas escolas rurais, a formação de professores para práticas pedagógicas mediadas pelas novas tecnologias, além de incentivar o uso de conteúdos educacionais digitais em sala de aula. A adesão também prevê o oferecimento de cursos de formação sobre o uso da tecnologia em sala de aula para os profissionais de ensino.

Veja também

Seguindo a resolução da Lei Estadual 5.198, de 2008, o dia 23 de abril é considerado feriado em todo o estado
às
O Festival Art&Bier encerrou seu primeiro fim de semana neste domingo (21/4) com um público acima do esperado na tenda
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias