Maricá realiza exames de ISTs gratuitamente durante o carnaval

às

O caminhão da prevenção está passando pela sua rua. É com esse slogan que a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, iniciou mais uma ação da campanha de prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis.

Durante os dias de carnaval, o caminhão da prevenção passará pelo Centro, Araçatiba, Barra de Maricá, Ponta Negra, Recanto de Itaipuaçu e Jaconé oferecendo gratuitamente os testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e distribuindo camisinhas masculinas, femininas e lubrificantes.

De acordo com a gerente do programa de IST/HIV, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde, Claudia Rodrigues, a grande importância da campanha é a detecção precoce dessas doenças.

“O nosso foco aqui é promover o diagnóstico precoce das infecções sexualmente transmissíveis, dando ênfase à sífilis, ao HIV e para as hepatites, B e C, além de distribuir material de prevenção para que as pessoas possam se cuidar e se testar”, explicou.

“Nós sabemos o quanto as pessoas se soltam durante o carnaval. É um feriado que muita coisa pode acontecer, inclusive transmissões de infecções, e é por isso que a campanha se torna importante, para detectar o possível problema e também para não permitir que isso aconteça distribuindo os insumos de prevenção”, disse a médica infectologista Sandra Berbert.

William Vieira é morador de Saquarema e está este ano curtindo o Carnaval Maricá 2020. Ele participou da ação fazendo os exames. “Eu acho muito importante essa campanha, essas são doenças silenciosas e por isso as pessoas devem fazer o exame”, comentou.

O estudante Álvaro Pires, morador de Itapeba, também participou da campanha realizando os exames. “O importante aqui é saber, porque se a pessoa sabe que tem alguma coisa ela já pode começar um tratamento antecipado. Eu sempre faço esses testes, e tem sido maravilhoso porque sempre não dá nada, ainda ganho elogio falando que além de lindo eu estou limpo”, disse.

“Eu acho muito importante a Prefeitura de preocupar com a prevenção de doenças, já que a gente também vai ter muitos turistas. Vai ser um sucesso, igual ao ano passado”, disse a funcionária pública Telma Matos, moradora de Inoã.

Confira a programação completa:

Dia 23/02/2020 – Orla da praia de Ponta Negra, de 7h às 15h.

Dia 24/02/2020 – Orla da praia do Recanto de Itaipuaçu, de 7h às 15h.

Dia 25/02/2020 – Orla da praia de Jaconé, de 7h às 15h

Veja também

Como escolher o melhor chocolate sem prejudicar a saúde. É chegada a época do ano em que aumenta muito o consumo de chocolates
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias