Cruz Vermelha e Dados do Bem realizam testagem gratuita em São Gonçalo

às

A Cruz Vermelha Brasileira em parceria com o “Dados do Bem” já iniciou em São Gonçalo a operação de monitoramento epidemiológico contra a covid-19. Baixe gratuitamente o aplicativo e preencha o questionário no endereço: https://play.google.com/store/apps/details.

O atendimento é feito com dia e hora marcados na filial da instituição no bairro Estrela do Norte.

Liderado pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e pela Zoox, o projeto combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento, em tempo real, da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. Através da parceria, “Dados do Bem” vai alcançar mais pessoas em diferentes pontos do estado do Rio.

A parceria firmada entre a Cruz Vermelha Brasileira e iniciativa consiste na cessão gratuita da tecnologia “Dados do Bem” para a instituição, bem como a entrega da inteligência de dados gerada pelo aplicativo. Além disso, também está incluído o treinamento de profissionais para viabilizar a iniciativa. A CVB fica responsável por toda operação relacionada ao projeto.

O ponto de partida do “Dados do Bem” é um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS. Nele, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à COVID-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus.

Não se trata de um diagnóstico, mas de uma avaliação de sinais clínicos e epidemiológicos. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 poderá ser chamada para a realização de testes imunosorológicos.

Como é praxe em investigações científicas, o anonimato de todos os participantes é preservado e as informações coletadas não serão utilizadas para fins lucrativos. Ao baixar o aplicativo, a pessoa concorda com o envolvimento voluntário no estudo. Os voluntários da Cruz Vermelha Brasileira poderão fazer até 200 testagem por dia.

O presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Julio Cals, destacou a importância dessa parceria no enfrentamento à COVID-19. “A Cruz Vermelha Brasileira através da parceria com o “Dados do Bem”, vai obter um panorama maior sobre as áreas mais afetadas pelo vírus e, dessa forma, poderá promover campanhas direcionadas ao local em maior vulnerabilidade a
fim de conter o avanço do novo coronavírus, fazendo com que a instituição possa beneficiar ainda mais pessoas no país”, afirma o presidente.

“Estamos muito felizes e honrados em contar com a parceria de uma instituição do porte da Cruz Vermelha no projeto “Dados do Bem”. A operação em conjunto vai nos permitir alcançar mais pessoas em diferentes lugares e assim conseguiremos ter ainda mais informações para enfrentar a COVID-19. Além da atuação em São Gonçalo e no Rio de janeiro, queremos potencializar ainda mais ações com a Cruz Vermelha”, afirma o CEO da Zoox, Rafael de Albuquerque.

“Dados do Bem” não realiza testagem em massa. A iniciativa integra os dados de risco identificados pela autoavaliação e os resultados de testes sorológicos rápidos aplicados em amostras desta população para realizar análises que permitam entender a disseminação do vírus da área avaliada, fornecendo informações para o combate à epidemia pelo poder público.

Vale ressaltar que todos que preenchem o questionário de autoavaliação já estão colaborando com a iniciativa, mesmo aqueles que não são convocados para fazer testes.

A Cruz Vermelha Brasileira segue promovendo ações de combate ao novo coronavírus, através da campanha “Estamos Prontos” a instituição já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas no Brasil.

Em São Gonçalo, os testes serão feitos a partir do dia 13/07, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h na sede da Cruz Vermelha. O endereço é Dr. Nilo Peçanha, 475 – loja 01 Fundos – Estrela do Norte, São Gonçalo. Os testes serão realizados de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias