Coppe/UFRJ desenvolve teste para Covid-19 de baixo custo que pode ser produzido em larga escala

às

O Instituto de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) desenvolveu um teste para a detecção da Covid-19 acessível e que pode identificar a doença em seus estágios iniciais. A ideia é que o exame possa ser aplicado em grandes populações.

O estudo é realizado pelo Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC). A ideia é que o exame custe menos de US$ 1 e possa ser usado em larga escala para a testagem da população. Os custos dos exames que detectam a Covid-19 são uma das principais barreiras para a realização de exames em massa.

O artigo com a pesquisa ainda não teve a revisão de outros cientistas e está em fase de análise.

De acordo com a professora do Programa de Engenharia Química da Coppe, Leda Castilho, uma das coordenadoras do projeto, a produção de testes confiáveis no Brasil permitirá ampliar a testagem da população brasileira.

O teste usa a proteína S, presente na superfície do coronavírus, e que está sendo produzida em laboratório desde fevereiro pelos pesquisadores da Coppe/UFRJ.

“Ela é responsável pela ligação do vírus às células humanas, permitindo a entrada e multiplicação do vírus. A proteína S é um alvo prioritário do sistema imunológico, sendo portanto a proteína mais promissora para o desenvolvimento de ensaios de diagnóstico sorológico”.

Veja também

Quem visita a exposição faz uma verdadeira viagem por essa arte e pelos lugares de onde vieram os bordados, arte que cada vez mais ganha visibilidade
às
A Polícia Civil do RJ prendeu nesta quinta-feira (18) um homem por estupro, cárcere privado, ameaça e tortura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias