Estresse causado pela pandemia aumenta casos de bruxismo e apertamento dentário

às

“Eu sentia muitas dores ao acordar e já levantava da cama com dor de cabeça. Fui três vezes ao dentista reparar dentes quebrados durante a pandemia. Já tive bruxismo antes, mas nestes últimos meses, se intensificou”. Este é o relato do empresário Thiago Marques, de 30 anos. Situações como a dele se tornaram comuns nos consultórios, segundo dentistas. O estresse e a ansiedade causados — ou agravados — pela pandemia do novo coronavírus fizeram com que muitas pessoas apresentassem bruxismo ou apertamento dos dentes.

Esses problemas desgastam os dentes, além de impactar na qualidade de vida dos pacientes, gerando dores na região do rosto e em outras áreas, como no pescoço e nas costas, além de fraturas dentárias.

“Às vezes, o paciente não consegue identificar que essas dores são causadas pela articulação temporomandibular (ATM) e acaba procurando outros tipos de profissionais, quando na verdade as dores são causadas pela instabilidade da musculatura da face, que sobrecarrega os outros músculos”, explica a dentista Erika Abreu, do consultório Boutique, no Rio de Janeiro.

O apertamento acontece quando a pessoa pressiona os dentes de cima contra os de baixo de maneira involuntária, e pode ocorrer tanto de dia quando à noite. Já o bruxismo é o movimento de “esfregar” uma arcada dentária na outra. De acordo com a dentista, para desenvolver o bruxismo é preciso ter uma predisposição e, em alguns casos, um desajuste na mordida. O estresse é o gatilho para que o atrito dos dentes comece.

A mudança na rotina desde o começo da pandemia também pode ser um fator que elevou o número de pessoas com problemas bucais, como a má postura causada pelo home office, por exemplo.

“Além disso, muitas pessoas não estão tendo o sono restaurador de que precisam”, afirma Marcelo Moreira, cirurgião dentista do Ateliê Oral, em São Paulo.

Como se cuidar

O tratamento para estes dois problemas é o mesmo. Se o paciente tiver algum desajuste de mordida ou ausência de dentes, é preciso colocar aparelho ortodôntico ou implante dos dentes que faltam. Associado a isso, o paciente deve usar uma placa acrílica que separe os dentes de cima dos de baixo para que ela não consiga apertá-los nem friccioná-los. A aplicação de toxina botulínica também pode ser indicada para aliviar a dor da musculatura.

Pessoas que ainda não estão saindo de casa por causa do novo coronavírus podem fazer massagens nas áreas que apresentam dores com óleos essenciais calmantes, como o de lavanda, além de fazer uso de um relaxante muscular para o qual já tenha recebido prescrição médica.

Causas

Estresse – O estresse gera uma tensão nos músculos do corpo, inclusive nos da face. A musculatura rígida pode causar o apertamento dental (durante dia ou noite) e bruxismo (apenas enquanto dorme).

Ansiedade – A ensiedade gera no corpo efeitos semelhantes ao do estresse, por isso, também pode ser apontada como uma das causas.

Dentes desalinhados – A má oclusão dental gera uma sobrecarga nos músculos da face podendo causar problemas como o bruxismo.

Problemas do sono – A apneia do sono, por exemplo, pode ser uma das causas para o bruxismo ou o apertamento dos dentes, pois como a pessoa não tem um sono reparador, a chance de os músculos não relaxarem é grande

Sintomas

Dor de cabeça – A região da cabeça é uma das mais afetadas pelo bruxismo e apertamento dos dentes. Como a região fica tensionada, é comum surgirem dores de cabeça, no rosto e na mandíbula.

Dor no pescoço ou nas costas – Assim como os músculos da face podem sentir o reflexo de problemas em outras regiões, o bruxismo e o apertamento dental podem provocar dores no pescoço e até nas costas.

Sensibilidade dental – O desgaste dental provocado pelo bruxismo ou pelo apertamento dos dentes pode aumentar a sensibilidade dos dentes, provocando dores ao consumir alimentos gelados ou quentes.

Fratura dental – A sobrecarga causada sobre os dentes pode fazer com que eles se quebrem com maior facilidade e frequência.

Veja também

Ampliação do programa para mais 56 municípios foi solicitada pelo deputado Guilherme Delaroli ao governador
às
O prefeito Fabiano Horta inaugurou nesta terça-feira (23/04) a nova Arena Itaipuaçu, um complexo esportivo
às
O Fluminense informou, nesta terça-feira, que os atletas John Kennedy, Kauã Elias, Arthur e Alexsander estão afastados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias