Rússia registrará segunda vacina contra Covid-19 até 15 de outubro, diz agência

às

O governo da Rússia pretende registrar uma segunda vacina contra a Covid-19 até o dia 15 de outubro. A informação é da agência de notícias TASS, confirmada pelo órgão regulador russo de segurança do consumidor nesta terça-feira.

A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Vector, da Sibéria, que concluiu o estágio inicial de testes em humanos na semana passada. O trabalho começou em 27 de julho e envolveu um grupo inicial de 100 voluntários. A previsão era de que os resultados dessa segunda tentativa de vacina fossem publicados no dia 30 de setembro.

A Rússia registrou sua primeira vacina, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, de Moscou, em agosto. A imunização foi liberada para o público em geral no início de setembro. Na ocasião, o Ministério da Saúde do país informou que a entrega dos primeiros lotes estava prevista para um futuro próximo, mas não especificou datas.

Na última sexta-feira, em entrevista ao GLOBO, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Antonio Barra, afirmou que ainda não recebeu nenhum documento a respeito da imunização russa e que a agência já teve conversas com outros grupos interessados em desenvolver ensaios clínicos no país, mas sem nada concreto. Barra não deu um prazo para a disponibilização da vacina para a população brasileira, mas estimou que a imunização deve estar pronta para uso nos primeiros meses de 2021.

Aliança internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na segunda-feira que 156 países aderiram oficialmente à iniciativa Covax, aliança internacional coordenada pela entidade que visa acelerar o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 e universalizar o acesso a um eventual imunizante eficaz contra o novo coronavírus. Em uma coletiva de imprensa na sede da organização, em Genebra, na Suíça, integrantes celebraram a abrangência do grupo. Na semana passada, o Brasil pediu mais tempo para avaliar sua entrada no pacto. A meta da Covax é entregar 2 bilhões de doses de uma vacina contra a Covid-19 até o fim de 2021.

Veja também

Seguindo a resolução da Lei Estadual 5.198, de 2008, o dia 23 de abril é considerado feriado em todo o estado
às
O Festival Art&Bier encerrou seu primeiro fim de semana neste domingo (21/4) com um público acima do esperado na tenda
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias