Fiscalização: mais de 150 motocicletas abordadas em Niterói

às

Nos primeiros dias de fiscalização repressiva a motociclistas que circulam com motos barulhentas em Niterói, 150 motociclistas foram abordados em cinco operações realizadas pela NitTrans nas zonas Norte e Sul e no Largo da Batalha. Todos receberam material educativo e orientações sobre as normas de emissão de ruídos automotivos. Cinco autuações por infração foram anotadas pelos agentes de trânsito e serão convertidas em multas de R$195,23 após cumprido o período de defesa e recurso a que todos os motoristas têm direito.

No sábado e no domingo, agentes de trânsito fizeram ações em pontos de moto-táxi no Viradouro, Grota, Vila Ipiranga, São José, Engenhoca, São Januário, Pé Pequeno, Noronha Torrezão, Largo da Batalha e Preventório. No primeiro dia útil de fiscalização foram montadas barreiras em Icaraí e em São Francisco, bairros onde há fluxo intenso de motociclistas entregadores, dada a concentração de restaurantes e lanchonetes nestas regiões. O tempo chuvoso desta terça-feira fez reduzir a circulação de motocicletas na cidade, mas ainda assim a operação foi realizada em Icaraí.

Iniciativa

A NitTrans iniciou no último sábado, dia 19, de forma permanente, a fiscalização para autuar motociclistas infratores de trânsito que insistirem em circular pela cidade com motocicletas barulhentas. De acordo com a Portaria 03/2016 do DENATRAN, a responsabilidade fiscalizatória do excesso de ruído veicular é do Estado, mas na impossibilidade de ser realizada e com base em convênio entre o Estado e o Município, a NitTrans assumiu a atuação suplementar deste tipo de infração de trânsito.

Legislação – O Código de Trânsito Brasileiro, em seu Artigo 230, Inciso 11, prevê como infração grave, passível de multa de R$ 195,23, conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.

Na maior parte das vezes, o ruído excessivo emitido pelas motocicletas advém da alteração ou remoção proposital do silenciador, que vem instalado nos veículos desde a fábrica. O silenciador é item obrigatório desde 1998, conforme a Resolução 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Educação – A NitTrans desenvolve de maneira continuada ações de Educação Para o Trânsito voltadas à conscientização dos motociclistas. Três mil panfletos orientando especificamente sobre o ruído excessivo das motocicletas estão sendo distribuídos em pontos de moto-táxi e pontos de entregadores delivery, em restaurantes, lanchonetes, farmácias e outros pontos comerciais onde há intensa circulação de motociclistas.

O presidente da NitTrans, Coronel Paulo Afonso Cunha, explica as operações:

“O barulho ensurdecedor de algumas motocicletas é resultado de uma atitude deliberada do proprietário do veículo, que propositadamente retira ou danifica o silenciador do cano de descarga, item que vem de fábrica em todos os veículos. Ou seja, é uma infração que o proprietário do veículo assume de forma individual, e ele deve ser fiscalizado por isso. Para além disso, é importante a ação educativa no sentido de convencer estes proprietários de motocicletas de que não há vantagem alguma em usar o escapamento barulhento, pois ele não traz benefícios aos veículos e ainda por cima incomoda a cidade inteira”.

Veja também

Para garantir a proteção social aos trabalhadores informais da cidade, a Prefeitura de Maricá criou o Programa de Proteção ao Trabalhador
às
obras da nova escola com capacidade para cerca de mil alunos que está sendo construída no bairro Esperança, local conhecido como Reta Velha
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias