Operação no RJ prende 8 por fraude em Bilhetes Únicos na Supervia

às

Uma operação nesta quarta-feira (23) no RJ mira uma quadrilha que, segundo as investigações, causou prejuízo de R$ 6 milhões aos cofres públicos com uma fraude contra a Supervia — a concessionária que opera os trens urbanos na Região Metropolitana.

Até a última atualização desta reportagem, oito pessoas haviam sido presas.

A operação mobilizou 30 policiais da Delegacia de Capturas (DC-Polinter) e da Delegacia do Consumidor (Decon), que tentavam cumprir no total 15 mandados de prisão.

Como era o golpe

A Polícia Civil afirma que a organização criminosa inseria créditos falsos em Bilhetes Únicos e os oferecia nas roletas de diversas estações a um valor abaixo do de mercado.

O Bilhete Único permite ao passageiro usar dois meios de transporte pagando menos — esse desconto é subsidiado pelo poder público, através dos impostos dos contribuintes.

Segundo o delegado Mauro César, diretor da Polinter, a quadrilha tinha três níveis hierárquicos.

  1. Os líderes eram responsáveis por trazer a tecnologia — programas ou softwares — que quebrava o código de segurança do Bilhete Único. Eles também inseriam os créditos fraudulentos nos passes;
  2. O segundo nível era o dos fornecedores dos cartões;
  3. O terceiro era o dos “cavalos” ou “batedores”, que ficavam do lado das catracas das estações da Supervia.

“A pessoa, em vez de entrar na fila para comprar o bilhete, dava o dinheiro aos ‘cavalos’, que passavam o cartão fraudado nos validadores”, explicou César. “Quando acabavam os créditos, eles desciam, procuravam os fornecedores — que não queriam se expor — e pegavam outros bilhetes”, emendou.

Segundo o delegado, a quadrilha começou a agir também no metrô. “As investigações continuarão, para prender os demais integrantes do grupo criminoso”, disse.

Os investigados responderão na Justiça pelos crimes de integrar organização criminosa e estelionato.

Veja também

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial
às
Um motorista foi flagrado transportando, de forma irregular, um porco e um cabrito na traseira de uma caminhonete
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias