Governador e Prefeito do Rio se reúnem para avaliar novas restrições contra a Covid-19

às

O governador em exercício do RJ, Cláudio Castro, e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, se reuniram na manhã desta quinta-feira (3) com seus respectivos secretários de Saúde para definir se as medidas de isolamento social devem ser retomadas.

Crivella deixou o Palácio Guanabara, sede do poder estadual, após duas horas e não falou com a imprensa.

A reunião aconteceu após o Comitê Científico da Prefeitura do Rio, formado para analisar a situação da pandemia de Covid-19, sugerir o retorno de medidas de isolamento social na cidade para conter o crescimento do número de casos.

Entre as medidas sugeridas, estão:

  • Fechamento de escolas;
  • Proibição de banhistas em praias;
  • Proibição de aglomerações;
  • Fechamento mais cedo de bares e restaurantes;
  • Fiscalização em estações do BRT e metrô para que efetivamente o uso de máscaras se torne obrigatório.

Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também alertou, por meio de uma nota técnica, que a cidade do Rio de Janeiro está perto de um colapso no sistema de saúde, com a possibilidade de enfrentar um quadro sério de desassistência geral, por causa da Covid-19.

De acordo com o estudo, uma das preocupações é o aumento no número de casos perto das festas de fim de ano. Especialistas apontaram que o motivo do alerta é o “excesso de mortalidade” no município.

Aumento da testagem

O plano de testagem em massa para Covid da população do RJ, divulgado pela Secretaria de Saúde, começa na próxima sexta-feira (4).

De acordo com as autoridades, a ideia é testar um número maior de pessoas com sintomas da Covid-19. Os exames já podem ser agendados pelo aplicativo ‘Dados do Bem’.

Novos casos

Nesta quarta-feira (2), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 3.415 novos casos da doença. Esse foi o segundo dia seguido com mais de 3 mil novos casos registrados.

O Rio de Janeiro também contabilizou 81 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. No total, são 361.397 casos e 22.764 óbitos no RJ.

Fonte: g1.globo.com

Veja também

Como escolher o melhor chocolate sem prejudicar a saúde. É chegada a época do ano em que aumenta muito o consumo de chocolates
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias