Teste para covid-19 no Estado do Rio é agendado por aplicativo

às

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) inicia o programa de ampliação de testagem por RT-PCR para covid-19. Os testes podem ser agendados pelo aplicativo Dados do Bem a partir desta quinta-feira (3). Os exames começam a ser feitos nesta sexta-feira (04) em três centros: no Hospital Estadual Alberto Torres e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Colubandê, em São Gonçalo; e no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns, em Volta Redonda, com capacidade total de 1.500 exames por dia.

Entre as medidas do pacote de enfrentamento ao avanço do coronavírus estão ainda a abertura de novos leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19, totalizando 348 leitos exclusivos. Desse número, 112 já foram abertos nos últimos dias. Os outros leitos serão disponibilizados até o próximo dia 15, de acordo com a evolução dos casos.

A escolha das três unidades iniciais de testagem levou em consideração o aumento de casos naquelas regiões e a oferta de exames RT-PCR já existente em outros municípios do estado. Desde outubro, em parceria com a SES, as secretarias municipais de saúde vêm aumentando a oferta de testes RT-PCR. Só em novembro foram realizados 92.925 exames, caracterizando um aumento de 74% em relação a outubro.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, explica que a ampliação da testagem e aumento de leitos são essenciais para o atendimento adequado à população nesta etapa.

“Estamos tomando as medidas necessárias para o enfrentamento aos novos casos de Covid-19 no estado. Vamos ampliar ainda mais o número de leitos e testar o maior número possível de pessoas”, disse o secretário.

A parceria com o aplicativo Dados do Bem consiste na cessão gratuita da tecnologia para o estado, assim como a entrega da inteligência de dados gerada pelo aplicativo. Além disso, também será realizado o treinamento de profissionais para viabilizar a iniciativa. O objetivo é que o programa seja ampliado nos próximos dias para outras três unidades em regiões onde for identificado aumento de casos de Covid-19.

Como funciona o aplicativo

O usuário deve baixar, pelo celular, o aplicativo do Dados do Bem, realizar um cadastro e responder a um simples questionário de autoavaliação. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de ele estar infectado pelo novo coronavírus. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 poderá ser chamada para a realização de testes. O agendamento dos testes será de segunda a segunda, das 7h às 19h. O usuário receberá o dia e horário do agendamento na unidade mais próxima da sua moradia pelo próprio aplicativo. O resultado fica pronto em até 72 horas e também é disponibilizado pelo aplicativo.

Quem pode testar

Voltada a pacientes sintomáticos a partir de 12 anos, entre o primeiro e o sétimo dia de início dos sintomas, além de pessoas que tiveram contato próximo com casos confirmados de Covid-19.

O teste RT-PCR é feito por meio da coleta de amostras no nariz com uma espécie de cotonete. Após receber o resultado, caso seja positivo para Covid-19, o paciente poderá indicar até cinco contatos familiares para realizarem testes também.

Passo a passo para baixar o aplicativo

Acesse a loja de aplicativos do seu celular e faça o download do app. Esta etapa pode ser realizada também pelo site Dados do Bem pelo link https://dadosdobem.com.br/.

Dados do Bem

Iniciativa sem fins lucrativos, desenvolvida pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (Idor) e pela Zoox , que combina inteligência epidemiológica e big data para acompanhamento em tempo real da distribuição da epidemia do coronavírus nos centros urbanos. O aplicativo cria mapas de contágio e mostra os locais com maior índice de contaminação. Os resultados vão auxiliar a população e o Poder Público na tomada de decisões em relação ao enfrentamento da pandemia.

 

Fonte: ofluminense.com.br

Veja também

O aumento no fluxo deve ocorrer a partir das 14h desta sexta (19), quando são esperados mais de 99 mil veículos
às
Os moradores da rua contaram que o dono da moto percebeu o veículo descendo e tentou tirá-la do caminho. Mesmo assim, o veículo atingido.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias