Prefeitura de Saquarema promove ação de proteção ao meio ambiente para Mundial de Surf

às

O compromisso com a questão ambiental é um dos principais pilares da Liga Mundial de Surf (WSL). E na etapa brasileira realizada em Saquarema não seria diferente. A Prefeitura de Saquarema e a WSL promovem, para a terceira edição da Oi Rio Pro na cidade, um projeto de sustentabilidade que será realizado ao longo do evento, que acontece a partir desta quinta-feira (2o) e vai até a próxima sexta, dia 28.

Em 2019, o resíduo gerado na Oi Rio Pro continuará sendo destinado à Associação de Recolhedores e Selecionadores de Resíduos Sólidos de Saquarema (ARESA), gerando trabalho e renda para várias famílias saquaremenses.

Além disso, outras ações foram tomadas pela WSL em parceria com instituições de interesse social e órgãos públicos, como a preocupação com a neutralização de CO2, a realização de um evento livre de plástico, o banimento de plásticos do tipo single use (de uso único). As lonas do evento também serão encaminhadas à ARESA, para oficinas de educação ambiental, e outros destinos na cidade.

“A preocupação com um evento sustentável não é um privilégio de Saquarema, pois isso ocorre em todas as etapas do circuito. É uma ação natural, que já integra o espírito do evento. Todo surfista tem em sua essência essa conectividade com a natureza”, afirmou Xandi Fontes, Diretor Geral da WSL South America.

Outra ação importante é a PURE, um projeto sem fins lucrativos desenvolvido pela WSL que significa Protecting, Understanding and Respecting the Environment (Protegendo, Compreendendo e Respeitando o Meio Ambiente). A PURE tem a missão de inspirar, educar e fortalecer a proteção dos oceanos, começando pela comunidade global do surfe. A WSL PURE está focada especificamente na crise climática, poluição de plástico e erosão costeira.

Além da grande importância no cenário esportivo, a etapa brasileira do Campeonato Mundial de Surf deixará um grande legado na Educação de Saquarema. Em parceria com patrocinadores, a WSL e a Secretaria de Educação e Cultura realizarão ações e oficinas de Educação Ambiental com alunos da cidade. O “Circuito Jeep de Sustentabilidade” contará com atividades lúdicas e pedagógicas, transformando as crianças em Guardiões da Praia.

Dentre os trabalhos que serão realizados há rodas de conversa, abordagens sobre as problemáticas e soluções ao lixo marinho, oficinas de coleta e artes com o micro-lixo, plantio de mudas nativas na restinga, entre outras. “Aplicar esse tipo de atividade fora da escola é a melhor forma de educar, pois elas estarão em contato direto com a natureza, conhecendo e conservando”, afirmou o Secretário de Educação e Cultura, Antonio Peres Alves.

Durante todo evento, equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e a Fiscalização de Posturas atuarão cada uma de acordo com sua competência. A Secretaria de Transportes e Serviços Públicos aumentou seu efetivo para a região, garantindo serviços de manutenção e limpeza. Além disso, a Prefeitura de Saquarema conta com o apoio da população para garantir o sucesso do Campeonato.

Ao término das competições, a WSL apresentará um relatório final com as ações adotadas na cidade, seus impactos e resultados obtidos durante todo o período do Mundial.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias