Coletiva de imprensa em Saquarema marca início da Oi Rio Pro 2019

às

O Mundial de Surf (WSL) já desembarcou em Saquarema. A coletiva oficial de imprensa do evento aconteceu na WSL House em Itaúna, na tarde desta quarta-feira (19), e reuniu alguns dos principais competidores do tour, como os líderes do campeonato masculino e feminino, John John Florence (HAW) e Stephanie Gilmore (AUS) e os brasileiros Gabriel Medina, atual campeão mundial, Filipe Toledo, defensor do título em Saquarema, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima.

Na coletiva, os atletas falaram sobre as expectativas para a quinta etapa do Championship Tour e os preparativos para a classificação nas Olimpíadas de Tókio, que marca a estreia do surf como modalidade olímpica. O evento contou, ainda, com a presença do Secretário de Estado de Esportes,  Felipe Bornier, que transmitiu aos atletas e à equipe da WSL as boas vindas do governador Wilson Witzel.

John John Florence (HAW) e Stephanie Gilmore (AUS), líderes dos rankings masculino e feminino (Foto: Bruna Rodrigues)

Eliminado nas quartas-de-final na última edição da Oi Rio Pro, o bicampeão e Pipe Master Gabriel Medina falou sobre a energia dos fãs no Brasil. “Aqui a gente tem nossa família e amigos perto, a torcida nem se fala. É um lugar em que temos uma motivação a mais, então estou feliz por estar de volta”, comentou. “Eu tenho uma boa relação com o Brasil, foi aqui que eu ganhei pela primeira vez, então é sempre bom voltar aqui. Eu acho que eles têm uma paixão e um apoio que eu acho emocionante”, disse o líder do ranking masculino, o havaiano John John Florence.

Perguntada sobre a questão da representatividade feminina no esporte, a  líder do campeonato feminino e heptacampeã mundial Stephanie Gilmore brincou ao confirmar que ficaria feliz em tentar ultrapassar o recorde do maior campeão mundial do surf, o americano Kelly Slater. “Bem, é um longo caminho. O recorde do Kelly é pesado”, comentou, falando sobre a Seleção Brasileira Feminina em seguida. “Eu assisti as partidas do Brasil e infelizmente elas não conseguiram marcar gols suficientes para vencer a Austrália”, disse a Gilmore, rindo. “Mas sou muito inspirada pela Marta e por tudo o que ela vivenciou, eu amo ser inspirada por outras atletas mulheres ao redor do mundo”, respondeu.

Surfistas comentam retorno para Saquarema

Saquarema voltou a receber a etapa brasileira do Championship Tour do Mundial de Surf em 2017, após 15 anos distante – desde 2002, a competição era realizada na Barra da Tijuca, na capital fluminense. Desde então, a Maracanã do Surf, como é conhecida a cidade, é só verde e amarela; o primeiro campeão nas águas de Itaúna foi Adriano de Souza, o Mineirinho, em 2017. E no ano passado, apesar das apostas sobre o então líder do campeonato Ítalo Toledo, quem levou a melhor, com direito a uma onda nota 10, foi o paulista Filipe Toledo.

“Pelo que vi e ouvi, parece que o mar tá subindo e a condição vai ser boa”, disse Toledo sobre as expectativas para o mar na competição (Foto: Guilherme Duarte)

Em entrevista à FOLHA, o surfista Filipe Toledo, que está em sexto lugar no ranking masculino, falou sobre o retorno para o palco de uma de suas vitórias mais marcantes. “É gratificante demais estar aqui de volta. Depois da performance do ano passado, não tem como não amar esse lugar. Barrinha tem um lugar muito especial no meu coração, e espero que a gente possa competir lá esse ano e dar um show pra todo mundo”, comentou. “Acho que onda não vai faltar pra gente, e eu tô amarradão com com as ondas aqui”, confessou Toledo.

De olho em uma oportunidade para representar o Brasil nas Olimpíadas, a cearense Silvana Lima não deixa de se preocupar com o campeonato da WSL, e também falou sobre o sentimento em retornar para o ‘Maracanã do Surf’. “É o que estava faltando voltar o tour pra cá. É um lugar que tem que ter o mundial, porque onda é o que não falta, uma cidade pequena, acho que os gringos se sentem mais à vontade. É um lugar lindo”, disse. Silvana falou, ainda, sobre o crescimento da modalidade feminina. “Acho que o surf em geral tá crescendo em tudo. Eu tenho dois patrocinadores que estão investindo no surf e na geração, como a Oi e a Neutrox, que tem uma competição só para as meninas. É uma coisa que as empresas estão vendo. A tendência é melhorar cada vez mais”, pontuou.

“Estar de volta em Saquarema é muito bom. Estou muito feliz e me sinto em casa aqui. Sei que a torcida é pro nosso lado, então fico ainda mais feliz com todo mundo mandando muita energia boa pra gente”, disse Tatiana Weston-Webb. “Eu já cheguei há quatro dias aqui pra acostumar. A água tá boa, tá esfriando um pouquinho por causa do swell, o bancado aqui tá bom em Itaúna e sei que na Barrinha também. Vão vir boas ondas amanhã, mas já está bem divertido. Eu não tenho expectativas, vou dar o meu melhor. Tenho o sonho de ganhar, mas vou ficar bem focada a cada bateria”, finalizou a atleta.

Apoio do Estado

O secretário estadual de esportes, Felipe Bornier, comentou sobre o apoio do Governo do Estado na realização da Oi Rio Pro. ” Estamos felizes por ver que, mais uma vez, teremos altas ondas aqui, e muita energia boa. O Governo reformulou a Lei de Incentivo do estado, que talvez seja uma das melhores do Brasil, com objetivo de fomentar e fazer com que grandes eventos venham pro nosso Estado”, afirma. “Ficamos felizes principalmente quando temos eventos que não sejam apenas na capital. É o caso de Saquarema. Muitos queriam tirar o evento daqui, mas nós da secretaria dissemos que não era possível porque nossa política é de levar mais prática esportiva, turismo e lazer para os 92 municípios do estado”, destacou o secretário.

Bicampeão mundial, John John Florence promove iniciativa de acessibilidade realizada pelo Governo do Estado (Foto: Bruna Rodrigues)

A Secretaria de Estado de Esportes também promoveu, na coletiva, o lançamento de políticas de inclusão e acessibilidade nos espaços da Oi Rio Pro. “O evento vai ser todo inclusivo, com rampas de acessibilidade e banheiros químicos para pessoas com deficiência. Estamos tentando fazer isso em todos os projetos, sejam pequenos, ou de porte mundial, como esse”, explicou Felipe Bornier.

A Oi Rio Pro começa amanhã (20), com a primeira chamada prevista para as 6h30 da manhã, em Itaúna. O evento vai reunir 15 surfistas brasileiros, entre homens e mulheres, e acontece até a próxima sexta-feira, dia 28.

Veja também

Esta quarta-feira (24/04) marca o primeiro dia útil das novas regras de circulação de veículos na Avenida Brasil
às
Seguindo a resolução da Lei Estadual 5.198, de 2008, o dia 23 de abril é considerado feriado em todo o estado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias