Prefeitura de Rio Bonito realiza eventos em comemoração ao Dia da Mulher

às

A prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Saúde, programou várias atividades alusivas as comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado nessa sexta-feira, 8 de março. Quem compareceu às unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Viçosa, Rio do Ouro, Praça Cruzeiro, Serra do Sambê e na Clínica da Família, pôde desfrutar de um café da manhã, preparado pelos profissionais da saúde, além de receber orientações sobre saúde, acompanhar as palestras sobre violência, depressão, entre outros temas.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, em celebração as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

Em Rio Bonito, as comemorações começaram nesta quinta-feira (7), no ESF da Viçosa, com a presença da Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Jamila Alves. Além de assistirem as palestras, as mulheres também receberam um dia de beleza, com limpeza de pele, aplicação de máscara de carvão, além de sorteios de brindes.

A secretária de Saúde, Dailane Magalhães, explica que esses eventos alusivos ao Dia da Mulher têm sido momentos de alegria e de homenagens, mas também de fazer uma reflexão sobre a força e a determinação das mulheres, além de lembrar das lutas e das conquistas dos seus direitos ao longo dos anos.

“As mulheres têm conquistado com competência e respeito os seus espaços na sociedade e na vida profissional, mas ainda existem preconceitos e barreiras que precisam ser vencidas, daí a importância de lembrar e de comemorar esse dia”, afirmou.

As comemorações do Dia da Mulher seguem no dia 12 de março na Clínica da Família e no ESF da Praça Cruzeiro,  com uma palestra sobre “Saúde psicológica da mulher, que aborda a violência e a depressão, entre outros assuntos. No dia 14, prossegue no ESF da Serra do Sambê, com café da manhã, palestras e orientações.

Prevenção – A data também serve como conscientização sobre os riscos de doenças que a cada ano acometem mais mulheres, como o Câncer de Mama e do Colo de Útero. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina, e que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

A prefeitura de Rio Bonito mantém programas de saúde, como Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, preventivo e do Leite, além do Programa de Planejamento Familiar, entre outros, que auxiliam as mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez indesejada.

“É imprescindível que as mulheres procurem sempre se valorizar, se amar, ter a autoestima elevada e buscar cada dia conquistar o seu espaço. Na palestra procuramos abordar temas que façam a mulher refletir sobre a sua importância na sociedade”, garante a Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família, Jamila Alves.

Veja também

O aumento no fluxo deve ocorrer a partir das 14h desta sexta (19), quando são esperados mais de 99 mil veículos
às
Os moradores da rua contaram que o dono da moto percebeu o veículo descendo e tentou tirá-la do caminho. Mesmo assim, o veículo atingido.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias