Nova diretoria da 35ª Subseção da OAB toma posse para a gestão 2019/2021

às

A nova diretoria da 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, que abrange os municípios de Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim, foi empossada para comandar o triênio 2019-2021, na noite da última segunda-feira (13), durante solenidade que contou com diversas autoridades politicas da região. Após 12 anos sob o comando do advogado César Gomes de Sá, o órgão agora passa a ser chefiado por Karen Figueiredo, primeira mulher a assumir o cargo.

A nova diretoria também é composta por Adelcir Machado (vice-presidente), Vivian Marques (secretária-geral), Luciana Frutuoso (tesoureira), Luiz Gustavo Corrêa (secretário-adjunto), César Gomes de Sá (conselheiro) e José Ricardo Damasco (conselheiro). A posse administrativa dos novos diretores aconteceu no último mês de janeiro.

Karen fez um discurso defendendo as liberdades democráticas. Reiterou que a advocacia estará vigilante contra quaisquer violações contra as garantias individuais e as prerrogativas dos advogados. Ela também ratificou o apoio da Instituição às mulheres. “A Ordem dos Advogados do Brasil é resultado de uma obra coletiva, necessária para construir uma sociedade democrática. Ao longo de nossa história, trilhamos caminhos cheio de retas, de curvas, de subidas e até de despenhadeiros. Mas nunca caímos, graças à coragem de expressar, em todos os momentos, o pensamento libertário e independente, sem cores partidárias e sem vinculações ideológicas que não fosse o comprometimento com a Constituição. À OAB, como tribuna da sociedade civil, estatutariamente comprometida com a defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição e das liberdades civis, cabe o papel de cobrar dos agentes públicos o cumprimento do dever, mantendo-se distante de governos e em sintonia com a população”, afirmou.

A presidente também falou sobre o desafio de presidir o órgão. “Coragem, destemor, independência, autonomia, responsabilidade são as nossas armas para lutar por justiça; por uma sociedade menos desigual. E o fazemos com espírito de doação. Trago comigo a visão solidaria que deve ser o princípio motivador de um dirigente. Trago comigo o sentimento de que é no campo da ação prática, mediante propostas novas e modernas, que melhor poderemos escrever uma história de avanço social. Trago comigo o exercício da convergência para que haja mais pontes entre as margens distantes. Trago comigo, principalmente, a alegria de trabalhar. Por isso, assumo esta nobre missão de coração aberto”, disse.

Representando o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, que não pôde comparecer ao evento, o secretário adjunto e coordenador das comissões da seccional, Fábio Nogueira, também discursou durante a cerimônia. No fim do evento, em entrevista a FOLHA, o advogado comentou o fato de Karen ser a primeira mulher a comandar a 35ª Subseção. “Acho muito importante que as melhores estejam presentes em todos os núcleos de poder e a OAB é um deles. A Karen acompanhou o César durante os últimos 12 anos, presidindo inclusive a comissão de prerrogativas, está mais do que preparada e qualificada para bem exercer o mandato. Tenho certeza absoluta que a Karen tem condições de representar muito bem a advocacia local e a sociedade civil organizada, já que a OAB é a principal voz desse setor”, afirmou.

Os prefeitos de Rio Bonito, José Luiz Mandiocão, e Tanguá, Valber Carvalho, prestigiaram a posse da nova presidente. Os presidentes das subseções de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói também marcaram presença no evento.

Veja também

O aumento no fluxo deve ocorrer a partir das 14h desta sexta (19), quando são esperados mais de 99 mil veículos
às
Os moradores da rua contaram que o dono da moto percebeu o veículo descendo e tentou tirá-la do caminho. Mesmo assim, o veículo atingido.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias