Camada de espuma densa cobre Lagoa de Araruama

às

Moradores de Araruama tiveram uma surpresa na manhã de ontem (11) ao se depararem com uma grande quantidade de espuma na Lagoa de Araruama, no distrito de Praia Seca.

De acordo com a Prefeitura, o fenômeno aconteceu devido a mudanças climáticas, mas não foi explicado o que provocou o aparecimento da espuma. Segundo moradores, o fenômeno não é recorrente na região.

Espuma cobriu a orla da Lagoa de Araruama (Foto: Marice Carvalho/Reprodução)

“A população não sabe a origem desse fenômeno mas gostaríamos muito de saber o que é, porque as pessoas ficam perguntando mas ninguém tem certeza de nada. Cabe aos órgãos competentes pesquisarem”, afirma a moradora Marice Carvalho, que conhece o distrito há 35 anos e afirma nunca ter visto nada semelhante antes.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) afirmou ter realizado uma vistoria no local e coletado amostras de água da Lagoa em junho após a denúncia do surgimento de espuma na água, porém, nenhuma anormalidade foi detectada na ocasião. “A superintendência regional do Inea segue monitorando a situação e nas últimas vistorias realizadas não identificou presença de espuma na água”, comunicou o órgão.

“Pode sim ser poluentes, que em contato com os ventos geram coloides (espumas emulsificadas), porém, precisa ser investigada a qualidade desta água”, explica o biólogo Éderson Rodrigues.

Veja também

Ampliação do programa para mais 56 municípios foi solicitada pelo deputado Guilherme Delaroli ao governador
às
O prefeito Fabiano Horta inaugurou nesta terça-feira (23/04) a nova Arena Itaipuaçu, um complexo esportivo
às
O Fluminense informou, nesta terça-feira, que os atletas John Kennedy, Kauã Elias, Arthur e Alexsander estão afastados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias