Exposição de carros antigos leva clássicos de quatro rodas à Praça do Ferreira

às

Com o apoio da Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Turismo, o clube “Sobre Rodas” de Maricá e a equipe “Oldaholics” de Niterói realizam no dia 08/09, a partir das 9h, a 1ª Exposição de Carros Antigos de Itaipuaçu. O evento, totalmente gratuito, pretende atrair quem gosta de carros, sejam moradores, visitantes ou colecionadores, à Praça do Ferreira, no São Bento da Lagoa, repetindo assim, o sucesso alcançado nas quatro edições que aconteceram em Araçatiba.

Segundo os organizadores, quem for terá a oportunidade de ver veículos clássicos, num passeio pela história do automobilismo. É o caso, por exemplo, de um Chevrolet Malibu, ícone dos anos 70, além dos esportivos Ford Maverick (o modelo GT usa o clássico motor 302 V8 que equipava o Mustang e fez a alegria de muitos entusiastas da velocidade no Brasil) e Dodge Charger, rival também com potente motor V8 e um enorme apetite por gasolina e velocidade.

Integram a lista ainda, claro, o Fusca, a Kombi e a VW Variant, do Ford Landau entre outros exemplares raros e sempre muito conservados. Quem for à exposição também poderá aproveitar o mercado de miniaturas de carros e de venda de peças e acessórios antigos.

“Estamos fazendo o que gostamos, que é expor nossos carros, mas com a intenção de atrair as famílias, não só de Itaipuaçu, onde fundamos nosso clube, mas também das Regiões dos Lagos e Serrana. Mais de 15 clubes já estão confirmados. Com isso, devemos ter entre 150 a 200 modelos diversos de veículos nacionais e importados em exposição”, afirma o presidente do clube Sobre Rodas, Rodrigo Cascaes, ele mesmo dono de uma preciosidade que estará à mostra.

“Vou levar o meu Willys Overland, um carro militar de 1969, bem raro de se ver pelo estado do Rio de Janeiro”, explicou, referindo-se à picape apelidada pelos colecionadores de carros militares de “Cachorro Louco”.

Milhares de jipes Willys foram fabricados durante a II Guerra e muitos vieram para o Brasil. A marca trouxe ainda a Rural e a picape, carros que agradaram o público brasileiro em um momento de expansão de estradas. A marca deixou de existir ao ser comprada pela Ford, que manteve a produção desses modelos no Brasil.

Segundo o coordenador de eventos da Secretaria de Turismo, Elson Ribeiro, a exposição em Itaipuaçu, assim como os demais eventos, acontece para permitir o acesso de todos.

“Nós buscamos fazer sempre edições dos nossos eventos em outros bairros, e não só no Centro, buscando descentralizar as atividades e facilitar a locomoção dos moradores, porque acaba sendo mais difícil para muitas pessoas ter que sair de um bairro para o outro. O evento de outubro já está consolidado no Centro, queremos fazer o mesmo em Itaipuaçu e posteriormente em Ponta Negra, que tem uma orla bem bacana”, adiantou.

“Nossa filosofia tem três pilares, um que o antigomobilismo é para todos, dois sem discriminação e três que os amigos estejam sempre presentes. São várias vertentes, os originais, os customizados e os Air Cooleds (fuscas, kombis e derivados). Todos tem importância para seus donos e tem suas histórias, independente de valor”, completou Fabricio Raposo, que além de sócio-fundador da “Sobre Rodas”, pertence à equipe do Oldaholics.

Para ele, o evento tem um gostinho especial. “Este é o primeiro encontro que conseguimos realizar reunindo os amigos e dando à Itaipuaçu a possibilidade de fazer parte dessa história. Posso garantir que esse vai ser um evento muito interessante para quem gosta de carro antigo”, frisou Raposo.

A exposição é aberta a quem possuir veículo antigo e quiser participar. Para se inscrever, basta levar 3 kg de alimentos não perecíveis. Estes, posteriormente serão doados a duas instituições, ainda não determinadas. Os carros destaque serão premiados e todos os participantes ganharão um brinde.

Veja também

Quem visita a exposição faz uma verdadeira viagem por essa arte e pelos lugares de onde vieram os bordados, arte que cada vez mais ganha visibilidade
às
A Polícia Civil do RJ prendeu nesta quinta-feira (18) um homem por estupro, cárcere privado, ameaça e tortura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias