Casos de arboviroses em Itaboraí tem queda de 82%

às

O controle da dengue, zika, chikungunya e febre amarela representam um grande desafio para profissionais de saúde e para a população em geral. Mas a cidade de Itaboraí vem registrando uma queda nos casos de arboviroses, de acordo com dados do Departamento de Epidemiologia, da Secretaria Municipal de Saúde.

No primeiro semestre de 2018, as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, registraram juntas 9.613 casos no município. Já no ano de 2019, os números caíram drasticamente. Foram 1.756 casos no mesmo período em relação ao ano passado, uma queda de 82%.

O Programa Municipal de Controle da Dengue já tem 70% do município de Itaboraí mapeado. Nestes primeiros seis meses de 2019, 350.778 mil imóveis foram vistoriadas pelos Agentes de Controle de Endemias, que somam 225 profissionais na cidade.

“Com um intenso trabalho estamos evitando a proliferação de mosquitos e reduzindo a circulação viral em Itaboraí. Mas também é necessário o esforço de todos e a prevenção domiciliar é extremamente importante, por isso é necessário eliminar criadouros sempre que possível, ou manter os reservatórios e qualquer local que possa acumular água, totalmente cobertos, impedindo o acesso dos mosquitos”, ressaltou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Renato Botticini.

De acordo com o subsecretário, os trabalhos de vistorias dos imóveis, somado aos mutirões nos bairros, capacitação nas escolas e nas empresas privadas, vem surtindo resultados satisfatórios para o município. Parcerias com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), palestras nas escolas e capacitações da equipe também vem auxiliando para a queda brusca dos índices de arboviroses em Itaboraí.

As recusas de vistorias de imóveis é outro significante dado apontado para a redução dos números das doenças registrados. De acordo com levantamento, 1.480 proprietários fecharam as portas para as vistorias dos agentes de combate às endemias no primeiro bimestre de 2019. Nos meses de junho e julho, do mesmo ano, apenas 145 visitas não foram autorizadas.

“Um agente de combate às endemias estará sempre uniformizado, portando um crachá de identificação como servidor da Prefeitura de Itaboraí. Eles tentam identificar nas residências possíveis focos do mosquito e os elimina. As equipes promovem ainda ações de educação em saúde junto à comunidade informando sobre os riscos das doenças”, comentou o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Adriano de Paula Pereira.

Veja também

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial
às
Um motorista foi flagrado transportando, de forma irregular, um porco e um cabrito na traseira de uma caminhonete
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias