Itaboraí inicia campanha de Vacinação contra o Sarampo nesta segunda-feira

às

 Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que acontecerá em duas etapas em todas as 38 unidades de saúde do município, incluindo as USF (Unidade de Saúde da Família), as UBS (Unidade Básica de Saúde), a Policlínica de Especialidade Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha e o Hospital Estadual Tavares de Macedo.

A primeira etapa acontece entre os dias 7 e 25 de outubro, com o Dia D de mobilização nacional em 19 de outubro (sábado), destinada a crianças não vacinadas na faixa etária de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já a segunda etapa acontecerá entre os dias 18 a 30 de novembro, com o Dia D de mobilização nacional em 30 de novembro (sábado), destinada para adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos, 11 meses e 29 dias.

No primeiro Dia D, em 19 de outubro, as unidade de saúde funcionarão de 8h às 12h, com exceção do Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, no Centro; da Policlínica de Especialidade Médicas Vereador José de Oliveira Filoco, em Manilha e das Unidades de Saúde de Itambi, Porto das Caixas;,Visconde, Agrobrasil, Cabuçu e Pacheco, que funcionarão das 8h às 17h. No segundo Dia D, em 30 de novembro, todas as Unidades de Saúde funcionarão das 8h às 17h.

Por se tratar de uma campanha seletiva e de intensificação, é necessário o comparecimento às Unidades de Saúde portando o cartão de vacinação. O secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio destaca que a vacinação é a estratégia mais importante para evitar surtos da doenças, e que elas estão disponíveis gratuitamente em todas as USFs do município. “Vale ressaltar que a campanha é seletiva, para crianças e adultos jovens não vacinados e dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde”, disse o gestor da pasta, destacando que a meta do município é vacinar 95% de cobertura.

Sarampo

É uma doença infectocontagiosa provocada por um Morbilivirus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias, mas a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doença potencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro, foram confirmados 5.346 mil casos de sarampo no Brasil. A maior parte dos diagnósticos está concentrada em 153 municípios de São Paulo (97,5%), principalmente na região metropolitana. Ainda assim, o número de estados com transmissão ativa da doença já chega a 17, o que reforça a importância de uma campanha de vacinação por todo o país. Em 2019, o governo decidiu dividir a ação em duas fases. Cada uma é focada em um público diferente que estaria mais suscetível à infecção por sarampo.

Veja também

Quem visita a exposição faz uma verdadeira viagem por essa arte e pelos lugares de onde vieram os bordados, arte que cada vez mais ganha visibilidade
às
A Polícia Civil do RJ prendeu nesta quinta-feira (18) um homem por estupro, cárcere privado, ameaça e tortura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias