Conleste realiza reunião de revalidação do Convênio junto a Petrobras

às

Itaboraí recebeu na manhã da última sexta-feira (11/10), na sede do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), uma reunião sobre a revalidação do convênio Conleste – Petrobras e ainda apresentação de projetos, como a criação de um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás no município.

O prefeito de Itaboraí e presidente do Conleste, Dr. Sadinoel Souza agradeceu a todos os presentes. “Este é um momento extraordinário, um novo tempo, momento de juntos somarmos forças para transformar a região do Leste Fluminense, onde a população seja beneficiada num todo. Vocês que estão nesta mesa são agentes de transformação no Estado. A união faz a força”, disse o chefe do Executivo.

Segundo o diretor geral do Conleste, João Leal um dos pontos a também se destacar é o apoio ao planejamento do desenvolvimento regional sustentável. “O apoio financeiro pleiteado pelo Conleste, é resultado do relatório de impacto de meio ambiente e dos estudos de impacto ambiental para implementação do Comperj, expresso na cláusula do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Onde fica declarado o compromisso da Petrobras com o Consorcio no sentido do apoio técnico e financeiro necessário a região leste fluminense”, afirmou o diretor.

Por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado há dois meses com a Petrobras, um compromisso da estatal para restabelecer, promover e garantir o equilíbrio socioambiental das áreas afetadas pelo Comperj e o desenvolvimento econômico na cidade, foram apresentados no encontro projetos e planos de trabalhos previsto no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Comperj. Sendo eles, o Projeto Inovar para o Futuro sobre robótica; Projeto PEACE sobre Educação Ambiental e Compostagem em escolas municipais da cidade e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPD&I), que será vinculado à Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás na região do Conleste .

A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins falou sobre o Projeto PEACE apresentado no encontro. “O projeto tem três pontos importantes: a relevância da coleta seletiva, consumo consciente de água e uso de energia limpa. E tem como objetivo estimular a sequência correta dos três R’s, reduzir, reutilizar e reciclar.  Nosso público-alvo são as crianças das escolas municipais e outros jovens que tenham pouco ou nenhum contato com projetos socioambientais, visando multiplicar as ações e propagar esse tipo de conhecimento, transformando toda comunidade escolar e do entorno”, afirmou a secretária.

Para o representante da Petrobras, Alessandro de Castro, a reunião rendeu uma impressão muito positiva. “Cheguei ao Rio de Janeiro há 14 meses, dava para ver a tristeza das pessoas, já não tinham mais confiança. Hoje o cenário está mudando, neste momento estamos chegando a 8 mil trabalhadores no Comperj com perspectiva de avançar mais. É gratificante fazer parte de um projeto que traz um desenvolvimento, principalmente social, e agrega um valor inestimável. Fico contente em ver esse tripé formado por academia, indústria e Estado juntos na mesa buscando essa sinergia para mudar”, falou Alessandro de Castro, após agradecer o convite.

Estiveram presentes o diretor de Marketing de Rede do Conleste, Carlos Cavalcanti; o diretor de Planejamento, William Marins; a responsabilidade social da Petrobras, Adriana Martins; o Relacionamento Externo da Petrobras, Caroline Ballu; a subsecretária de Captação de Recursos e Projetos para Inovar da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação,  Luana Lourenço; a subsecretária  de Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Relações Internacionais, Ana Asti; o diretor de Relações Institucionais do Intitulo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Ferrara; o professor titular da Universidade Federal Fluminense, Jacob Binsztok; o superintendente de Projetos da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Julio Cesar Pinguelli e os vereadores Paulo Alves e Agnaldo Coutinho.

Veja também

Para garantir a proteção social aos trabalhadores informais da cidade, a Prefeitura de Maricá criou o Programa de Proteção ao Trabalhador
às
obras da nova escola com capacidade para cerca de mil alunos que está sendo construída no bairro Esperança, local conhecido como Reta Velha
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias