Itaboraí recebe 18º Encontro de Veículos Antigos neste domingo

A Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade receberá neste domingo (10/11), das 9h às 18h, o 18º Encontro de Veículos Antigos de Itaboraí. Organizado pela Associação de Veículos Antigos de Itaboraí (AVAI), e com o apoio da Prefeitura de Itaboraí, o encontro tem a previsão de receber aproximadamente 250 veículos antigos, entre Itaboraí, municípios do Estado do Rio de Janeiro e de outros Estados.

De acordo com organizadores, a exposição contará com carros da década de 30 em diante, entre nacionais e internacionais, e das principais montadoras. Dentre eles, Ford 29, Belair, Dodge, Fusca, Gordini e Polara. O encontro reunirá aproximadamente 2 mil pessoas e visa preservar a memória antigomobilista da cidade.

O evento, com entrada gratuita terá DJ, animando os presentes, e arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados à Igreja Matriz São João Batista, no Centro. E contará com apoio dos agentes de trânsito, guardas municipais e ambulância da Prefeitura.

A Associação de Veículos Antigos de Itaboraí (AVAI) foi fundada em 1998 e registrada em 1999, ao reunir um grupo de amigos dos carros antigos que tinham em comum a paixão por essas máquinas e o objetivo de preservar a história automobilística de Itaboraí, contribuindo para preservação do antigomobilismo nacional, com o aprimoramento dos cuidados com o acervo de cada sócio, sejam possuidores de um único veículo antigo ou uma coleção. Atualmente conta com mais de 20 associados.

Filiada a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), a AVAI mantém uma comissão de avaliadores idôneos, emitindo o chamado “certificado de originalidade”, que confere ao veículo o status de veículo de coleção, com placa especial de coleção (a antiga Placa Preta).