Degetran divulga data para vistoria do transporte escolar

às

A volta às aulas em Rio Bonito será dia 04 de fevereiro e pensando na segurança e conforto dos alunos a Prefeitura realiza no dia 31 de janeiro a vistoria obrigatória das kombis que fazem o transporte escolar, realizada semestralmente pelo Departamento Geral de Trânsito (Degetran) de Rio Bonito. Este ano a vistoria irá acontecer no pátio da Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho (EMPHAC), a partir das 8h.

Esta é uma vistoria regulamentada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), onde é vistoriado o estado do veículo, e também são inspecionados os itens de segurança das kombis. Podem conduzir este tipo de transporte motoristas habilitados nas categorias D ou E, com mais de 21 anos de idade, e que possuem aprovação em curso especializado. O condutor não deve ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e não deve ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses. Esta vistoria é semestral e conta com o trabalho do DEGETRAN e da Comissão de Fiscalização da secretaria municipal de Educação.

Critérios de aprovação

Os veículos vistoriados devem conter: registro como veículo de passageiros, equipamentos obrigatórios em ordem, pintura de faixa horizontal na cor amarela com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroceria, com dístico ESCOLAR em preto (em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas), tacógrafo e certificado do Tacógrafo (Inspecionado pelo Inmetro); lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha disposta na extremidade superior da traseira; cintos de segurança em número igual à lotação; e dispositivo de visibilidade dianteira e traseira, que podem ser espelhos retrovisores ou câmera de monitoramento.

Veja também

O Detran-RJ, por determinação da Justiça, voltou a cobrar o pagamento da taxa de emissão do Certificado de Registro e Licenciamento
às
O Lona na Lua realizou o terceiro mês de apresentações do projeto ‘Cuidando das Águas do Rio’ na cidade de Aperibé, no norte fluminense.
às
A Polícia Civil prendeu três pessoas por darem o golpe conhecido como “Boa Noite Cinderela” na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias