Justiça exige mais transparência nos contratos relacionados ao combate do Covid-19 em Rio Bonito

às

Atendendo ao pedido do Ministério Público, o juiz titular do Cartório da 2ª Vara da Comarca de Rio Bonito, Pedro Amorim Gotlib Pilderwasser, determinou que o município, no prazo de até dez dias, promova a devida digitalização, integral, de todos os processos administrativos que tenham ensejado a celebração de contratos visando ao combate à doença, com o lançamento dos mesmos no site da prefeitura, com atualização, de forma a sanar a grave ausência de transparência constatável nas publicações do ente federativo.

O mesmo deve ser feito em relação a todos os processos administrativos relativos ao processo de pagamento desses contratos, também com a divulgação de planilha com Informações de todas as contratações, aquisições e pagamentos, realizadas no enfrentamento da pandemia, com indicação do nome do contratado, número de sua inscrição na Receita Federal, prazo contratual e valor.

A decisão determina, ainda, que o município de Rio Bonito, num prazo de até 180 dias, faça ampla divulgação, no site oficial, de outras informações complementares relativas às contratações e aquisições realizadas no mesmo contexto, elencando uma série de informações técnicas, garantindo sua autenticidade, disponibilizando ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão, com possibilidade de gravação de relatórios em formatos eletrônicos, e a indicação do local e das instruções que permitam ao interessado comunicar-se, por via eletrônica ou telefônica, com o órgão ou entidade detentora do site, entre outros aspectos.

Na decisão proferida, o juiz afirma que “os atos da Administração devem ser publicizados para possibilitar o controle de legalidade, legitimidade, economicidade, moralidade, eficiência, etc. A omissão no dever de transparência traz risco concreto de que contrações e aportes de verbas sejam realizados em desacordo com as determinações legais e com o interesse público sem que tais situações possam, de pronto, serem verificadas pela sociedade e pelos órgãos de controle”. Na hipótese de descumprimento de qualquer das medidas determinadas, o Juízo determinou a aplicação de multa diária de R$ 10 mil ao município a ao prefeito José Luiz Alves Antunes.

 

 

Veja também

Seguindo a resolução da Lei Estadual 5.198, de 2008, o dia 23 de abril é considerado feriado em todo o estado
às
O Festival Art&Bier encerrou seu primeiro fim de semana neste domingo (21/4) com um público acima do esperado na tenda
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias