Semana da Bossa Nova Virtual reunirá amantes da boa música

Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam a Semana da Bossa Nova. Rio das Ostras é conhecida como a cidade da boa música. Entre 8 e 14 de março, um time de artistas vai promover a primeira Semana da Bossa Nova, que irá levar o universo do gênero por meio de plataforma digital.

Entre 8 e 14 de março, um time de artistas vai promover a primeira Semana da Bossa Nova de Rio das Ostras, que irá levar o universo do gênero por meio de plataforma digital. Na programação, o público poderá participar de videoaulas de instrumentos e canto, bate papo musical (Master Class), apresentação de alunos e um grande show no encerramento do evento.

Toda a programação é gratuita por meio do YouTube da Like Produtora, http://bit.ly/canaldalike. A empresa é coprodutora do evento.

O evento tem o objetivo de democratizar a Bossa Nova para que todos possam conhecer melhor a história deste gênero, a influência dele em outros ritmos, como o estilo de um samba “jazzistíssimo”, que colocou o Brasil no cenário mundial da música e abriu portas para milhares de instrumentistas e cantores.

Para trabalhar a inclusão todas as apresentações terão intérpretes de libras para pessoas com deficiência auditiva.

VIDEOAULAS – As vídeoaulas acontecerão do dia 8, segunda, ao dia 14, domingo, sempre às 19h. Na segunda, dia 8, quem ministra a primeira vídeoaula é o instrumentista Rodolpho Mendes com workshop de violão e guitarra. Na terça, 9, é a vez de Jorge Mortágua com o Contrabaixo. Na quarta, dia 10, Rodrigo Zago apresenta a oficina de Bateria. Quinta, dia 11, o pianista Maurício Libardi Jr ministra a aula sobre seu instrumento. Na sexta, dia 12, a cantora Thati Dias fala sobre a voz na Bossa. Sábado, dia 13, Luiz Felipe Oliveira, com a flauta. Para fechar, no domingo, 14, é a vez de Dalton Freire, com o saxofone.

MASTER CLASS – Na sexta, dia 12, os músicos Rodolpho Mendes e Luiz Felipe Oliveira, e no sábado, 13, os músicos Dalton Freire e Maurício Libardi Jr farão juntos uma Master Class, um encontro para bater papo sobre a influência da Bossa Nova sobre suas carreiras musicais.

SHOW – No último dia, 14, para coroar a Semana da Bossa Nova, todos os músicos que ministraram as videoaulas se reunirão para um show ao vivo, executando inesquecíveis clássicos da Bossa. A apresentação está prevista para às 20h. Logo após a última videoaula.

APRESENTAÇÃO DE ALUNO – A Semana da Bossa Nova abrirá espaço para alunos que desejam mostrar sua versatilidade musical. A comissão organizadora irá receber músicas, por meio do e-mail semanadabossanovaro@gmail.com, com tempo de até quatro minutos e selecionará cinco para que componham a apresentação de abertura da programação do domingo, dia 14, às 18h.

Para Dalton Freire, idealizador, professor e produtor musical do evento, “foi a Bossa Nova que lançou o Brasil para o cenário musical em todo planeta. João Gilberto, por exemplo, é conhecido em todos os continentes, sendo respeitado por músicos de diferentes estilos”.

Rodolpho Mendes, idealizador e um dos músicos que irá ministrar a oficina, conta que amar a Bossa é amar o Samba. “São gêneros irmãos. A Bossa é um samba sofisticado e precisamos difundi-lo em Rio das Ostras e Brasil a fora para que deixe de pertencer a uma classe elitista e seja um gênero acessível a todas as pessoas”, disse.

A Semana da Bossa Nova tem a coprodução da Like Produtor. “A Bossa Nova é um marco na história. Moldou um estilo de vida e internacionalizou a obra musical brasileira. A LIKE Produtora se orgulha em participar deste resgate cultural e assim disseminar para as novas gerações a sutileza tão impactante da Bossa”, disse Paulinho Moreira, sócio da produtora.

SERVIÇO

Semana da Bossa Nova

Data: De 8 a 14 de março

Exibição pelo Youtube da Like Produtora

Evento gratuito.

 

Informações:

Rodolpho Mende – (22) 99757-9609

Dalton Freire – (22) 99926-8772

Bruno Pirozi (22) 99988-4433 – Assessoria de Imprensa