Os radares de velocidade da Niterói-Manilha (BR-101) já estão em fase final de instalação após serem removidos para substituição em janeiro deste ano. Os aparelhos, no entanto, têm até 90 dias, a partir de abril, para serem aferidos e começarem a multar. Segundo a concessionária Arteris Fluminense, a instalação dos equipamentos atendeu à previsão contratual, e foram definidos junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A substituição dos aparelhos por novos equipamentos, mais modernos, foi iniciada na primeira quinzena de janeiro, com previsão de finalização em 60 dias. No fim deste mês, os processos de instalação nos bairros Gradim (Km 316) e Boa Vista (Km 314 e Km 313) seguem em fase final. Não haverá mudança nos locais de monitoramento, nem nos limites de velocidade.
A medida já começou a causar polêmica entre os motoristas desde que funcionários foram vistos realizando a instalação. Questionada sobre a instalação dos radares, mesmo após o presidente Jair Bolsonaro anunciar que proibiria as lombadas eletrônicas devido ao exagero de multas, a Arteris Fluminense ressaltou que os aparelhos são dispositivos ostensivos para controle de velocidade e que a instalação atendeu a previsão contratual.
Fonte: O Fluminense