Maricá conseguiu um feito inédito ao ter dois dos cinco projetos de saúde pública do Estado do Rio aprovados para a premiação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, que acontece de 2 a 5 de julho, em Brasília.
Dos cinco projetos selecionados pelos Conselhos Municipais de Secretarias de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ), o município maricaense garantiu a maior nota no estado (9,7) com o trabalho “Terapia neural: uma ferramenta para tratamento das sequelas da Chikungunya”, onde é feito um atendimento na rede municipal com acupuntura e fisioterapia para os pacientes que tiveram a doença.
O outro projeto escolhido foi “Auriculoterapia na Atenção Básica: extensão universitária para integração do ensino e serviço” em quarto lugar com nota 9,5. Quatis (em segundo lugar), Três Rios (terceiro) e Quissamã (quinto), com um projeto cada, foram as outras cidades fluminenses que irão disputar a premiação no congresso nacional.
Feliz com o trabalho realizado na rede municipal, a secretária de Saúde de Maricá, Simone Costa, destacou o que representa participar dessa premiação nacional. “É um marco muito importante ter dois trabalhos de Maricá dos cinco do estado selecionados. Isso mostra que o nosso investimento no aprimoramento da saúde gera resultados”, enfatizou Simone. “Podemos ganhar um prêmio nacional e colocar a saúde pública de Maricá em evidência no país. Isso é um reconhecimento dos investimentos do município na saúde pública”, completou.