ESF do Cajueiro recebe palestra do “Dezembro Vermelho”

às

A Estratégia Saúde da Família (ESF) do Cajueiro recebeu uma palestra sobre prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, dentro da campanha “Dezembro Vermelho”. O evento foi realizado nesta sexta-feira (20) e contou com a participação da médica Cíntia Fernandes, que fez uma palestra sobre o tema. A campanha tem foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. Ao longo do mês de dezembro, vários eventos de promoção de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A médica falou sobre a prevenção, formas de contágio e tratamento em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como Aids, Sífilis, Hepatite B e C. “Devido ao avanço da medicina, que possibilita ao portador do vírus uma vida normal, muitas pessoas perderam o medo de se contaminarem. Além disso, não usam preservativos nas suas relações sexuais. Com isso, houve um aumento nos casos de Aids, principalmente entre os jovens e mulheres. É importante frisar que se trata de um vírus sem cura, o que requer responsabilidade dos portadores com o tratamento e as relações sexuais”, afirmou a médica Cintia Fernandes, que atende na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no ESF do Cajueiro.

Luta Contra a Aids – O Dezembro Vermelho é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), que há quase 30 anos instituíram o dia primeiro de dezembro como Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A nomenclatura Dezembro Vermelho foi utilizada como forma de ampliar as ações de prevenção e combate à Aids em todo o mundo. A ideia é estender para as doenças sexualmente transmissíveis as mesmas campanhas que alertam para outras doenças, como o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata.

Veja também

A cena chama atenção pela ausência de qualquer impacto visível
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias