Vigilância em Saúde realiza testes rápidos em pacientes com sintoma de coronavírus

às

O aumento do número de casos de coronavírus em Rio Bonito nos últimos 30 dias assustou a população. Segundo a Vigilância em Saúde do município, isso se deve a chegada dos testes rápidos, que entregam o resultado em 15 minutos. Antes, os exames que eram feitos demoravam entre 10 a 15 dias para terem um resultado. Os testes estão sendo realizados em profissionais de saúde em atividade, profissionais de segurança pública em atividade e pessoas do grupo de risco, mas todos esses somente se estiverem com sintomas. O teste rápido é feito a partir do 11º dia de sintomas, antes desse período o exame é pouco eficaz.

Desde o início da pandemia, o município vinha recebendo testes tradicionais para detecção do coronavírus, que eram enviados para análise no Laboratório Lacen, no Rio de Janeiro. Esse número de exames era bem limitado, mas desde o início de maio, o Ministério da Saúde enviou os testes rápidos, em maior quantidade, que é feito a partir de um furo no dedo da pessoa para coleta de sangue. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde de Rio Bonito, Indiara Teixeira, por causa disso, mais pessoas tiveram a oportunidade de fazer o teste.

Mas ela alerta que somente fazer o exame, não substitui o tratamento, e que só são feitas as detecções em pacientes que foram encaminhados e agendados pelos ESF’s. Quem mora em algum bairro que não tem a cobertura de ESF, como por exemplo, no Centro, pode procurar o Posto Central, próximo a agência da Caixa Econômica Federal e obter orientação.

“Se a pessoa perceber que está com sintomas, procure o ESF mais próximo e lá irão avaliar o estado de saúde e se realmente o paciente apresentar um quadro compatível, a unidade irá marcar com a Vigilância o teste desse paciente”, explicou Indiara.

Veja também

Os ônibus de tarifa zero estão circulando normalmente na cidade, segundo informação da Prefeitura.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias