Funcionários da Secretaria de Educação de São Gonçalo fizeram, nesta segunda-feira (4), o exame de testagem rápida de covid-19. Cerca de 100 funcionários que trabalham na pasta, e não são grupo de risco retornaram as atividades, enquanto os trabalhadores que se enquadram no grupo de risco da doença continuam em sistema de home office.
“Quando assumimos a secretaria, vimos a necessidade de retornar com as pessoas que não são do grupo de risco para que seja possível dar continuidade ao trabalho. Então, o que elaboramos de ação no primeiro momento, junto com a Secretaria de Saúde, foi disponibilizar testes rápidos para que essas 105 pessoas que estão retornando ao trabalho na Secretaria de Educação possam começar com segurança. Os identificados com a covid-19 serão orientados e retornarão para isolamento em suas residências. Os demais iniciam as atividades”, explicou a secretária de Educação, Lícia Damasceno, reforçando a orientação para o uso de máscara e a disponibilidade de álcool em gel pelas dependências da secretaria.
Uma das funcionárias que realizou o teste é a coordenadora das ações pedagógicas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Thais Vianna. De acordo com ela, a testagem é uma medida preventivapara dar aos profissionais mais segurança para que retornem ao trabalho com mais tranquilidade. “Essa ação de início de trabalho é fundamental, mas vamos fazer um acompanhamento para dar sequência ao trabalho”.
Ampliação de leitos – O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, determinou ao secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. André Vargas, a ampliação do número de leitos para pacientes de covid-19 no município. Ao todo, a Prefeitura vai priorizar as ações para abrir até 60 novas vagas até o final deste mês: 20 vagas para o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças (Hospital das Freiras), na Lagoinha, e 40 para o Hospital de Retaguarda Gonçalense (antigo Menino Deus), no Centro. As duas unidades, que são referência para casos do novo coronavírus, foram vistoriadas pelo prefeito na manhã de sábado (2).
Fonte: odia.ig.com.br