IPVA 2022: Secretaria da Fazenda do RJ divulga tabela atualizada com valores

às

No início desta semana, a Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) publicou os valores venais dos veículos no Diário Oficial do Estado. Estes consistem nos preços de mercado utilizados como base de cálculo para chegar ao valor final do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022.

Quem ou que identifica esses preços é a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a famosa tabela Fipe. Ela é responsável por indicar os preços de veículos usados de acordo com o passar dos anos. Posteriormente, esses valores são aplicados às alíquotas do imposto conforme estabelecido pelo Estado, neste caso, do Rio de Janeiro. São elas:

  • 4% para carros flex;
  • 2% para motos;
  • 1,5% para automóveis movidos a GNV.

O IPVA 2022 do Rio de Janeiro deve ser pago através da Guia para Regularização de Débitos (GRD). A emissão é feita pelos sites da Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, do Banco Bradesco ou do Portal do IPVA.

Lembrando que para emitir o documento é preciso informar o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Por fim, a quitação deve ser feita, exclusivamente, em dinheiro por meio de qualquer banco ou outra instituição financeira autorizada.

Vale mencionar que o Governo do Rio de Janeiro ainda decidiu conceder um desconto de 3% para os proprietários de veículos que optarem pela cota única do IPVA de 2022.

Para ter a oportunidade de efetuar o pagamento reduzido, é preciso adotar os acordos mencionados através do calendário de pagamentos do IPVA conforme publicado pelo governo estadual.

No entanto, eles não terão oportunidade de adquirir o desconto de 3% conforme direcionado à cota única com base no número final da placa do veículo. Veja a seguir o calendário de vencimentos do IPVA do Rio de Janeiro em 2022:

 

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias