Delegado de Rio Bonito, Rodrigo Moreira, alerta sobre os crimes mais registrados na cidade

às

Há quase dois meses à frente da 119ª Delegacia de Rio Bonito, o delegado Rodrigo Moreira concedeu uma entrevista à Folha no último dia 26, quando falou sobre a criminalidade na cidade. Segundo ele, crimes que se enquadram na Lei Maria da Penha, estelionato, e furto, são as ocorrências mais registradas no município. O titular da DP também falou sobre os 23 anos que tem na Polícia, período em que foi policial federal, e ainda sobre alguns casos que marcaram sua carreira como delegado. A entrevista completa está no canal do YouTube – Folha da Terra Digital.

Violência doméstica

Assim como em Tanguá, segundo o delegado, em Rio Bonito o crime mais registrado é de violência doméstica, seguido de estelionato e furto. “O que assola o nosso município? A gente tem aqui problemas de furto, estelionato, e violência doméstica. Temos algumas investigações em andamento, mas temos que cuidar do nosso quintal, entender o que é mais premente. A criminalidade é um pouco volátil, ela vai modificando, mas infelizmente a gente tem um número expressivo de casos envolvendo violência doméstica e familiar”.

Estelionato

O titular da delegacia de Rio Bonito conta ainda que alguns casos de golpes também têm sido registrados na cidade, tanto os que acontecem de maneira online, quanto os presenciais.

“Tem um número que aumentou bastante, fugiu um pouco da curva de estelionatos, os golpes, principalmente envolvendo transferências via internet. Aquela modalidade em que o golpista manda uma mensagem via WhatsApp para a vítima se passando por um familiar que está passando por um problema, pedindo um depósito de quantia em dinheiro. Nós temos também alguns registros com relação a empréstimos. A pessoa não está precisando de empréstimo, e acaba pedindo empréstimo sem querer”.

Ele ainda faz um alerta para que as pessoas fiquem atentas e não disponibilizem seus dados, e desconfie de qualquer situação atípica.

“Desconfie, não forneça dados pessoais, número de CPF, seu RG. Não forneça código recebido por WhatsApp porque com essas informações, o golpista pode praticar alguns crimes. Se chegar alguma pessoa na sua residência pedindo alguma ajuda ou te oferecendo alguma coisa, desconfie, chame um parente que more contigo, chame um vizinho para ser sua testemunha. Se não tem ninguém, desconfie, ligue para a polícia. Faça contato com a Polícia Militar, faça contato com a Guarda Municipal, com a Delegacia de Polícia, mas infelizmente a gente tem que desconfiar porque os golpistas estão aí”, alerta o delegado.

Para falar diretamente com a 119ª Delegacia de Polícia de Rio Bonito, mande uma mensagem via WhatsApp através do número (21) 99545-2022.

Furto

Um velho conhecido das estatísticas de criminalidade em Rio Bonito são os furtos em sítios. De acordo com delegado Rodrigo, esse crime também é um dos três mais registrados.

“A gente tem também questões envolvendo furto. Alguns furtos a residências. Até em razão da geografia do município, que é muito extenso, então as vezes há algumas chácaras, casas ou sítios mais distantes e aquele criminoso aproveita para ir lá e furtar, as vezes pequenas coisas, mas que dão prejuízo. A gente pede sempre para a pessoa que tenha sua casa furtada, que preserve o local para que a gente possa fazer uma perícia pra tentar identificar aquele furtador, e se tiver câmera, pra preservar a imagem das câmeras também”, orienta o delegado.

 

Lívia Louzada

Veja também

Criminosos e advogados tiveram acesso à senha do funcionário do Ministério Público para acessar processos judiciais que envolviam a facção.
às
Programação marcou primeiro dia, começando com oficina de maculelê com alunos da rede municipal
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias