Os técnicos do Sebrae se reuniram com a equipe da secretaria de Agricultura, na prefeitura. O Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) do Sebrae, que busca promover a inovação rural com melhorias nos processos produtivos, redução de custos, controles gerenciais, marketing e vendas, deve ser implantado no município. O programa contempla um acompanhamento personalizado e gratuito para o produtor rural, dono de pequena agroindústria ou faz parte da cadeia de valor do agronegócio. Nesta semana, técnicos do Sebrae se reuniram com a equipe da secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, no Centro Administrativo da prefeitura, para viabilizar o início do projeto no município.
A proposta é levar inovação e desenvolvimento para o campo. O ALI Rural, como o próprio nome sugere, é destinado para empreendimentos do agronegócio que buscam soluções que possam melhorar seus resultados, respeitando a sustentabilidade. Agentes do Sebrae especializados em agronegócio fazem um diagnóstico inicial da atividade. Depois, é feito um trabalho de orientação em cinco vertentes consideradas fundamentais para o sucesso do negócio: melhorias no processo produtivo, redução de custos, novos produtos, controles gerenciais e marketing e vendas.
ALI Rural – Ao longo do período de participação no programa, o produtor rural terá encontros individuais na propriedade e participará de atividades coletivas. Tudo é supervisionado por especialistas do Sebrae, para que sejam mensurados os resultados dentro das metas estipuladas. Estas iniciativas de inovação são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura e para a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.
“A metodologia oferece a visão macro do negócio, com diagnóstico e soluções que vão auxiliar os produtores rurais no dia a dia da gestão. Nosso objetivo é fazer com que as propriedades rurais possam melhorar as vendas, reduzir custos, acessar novos mercados e otimizar a produção”, afirma o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômica, Teilor Cerqueira.
Texto: Denilson Santos