A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Cultura e a Coordenadoria LGBTQIA+, realiza a 9º Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Maricá no domingo (12/11), com concentração a partir das 13h na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), e saída 15h com percurso até a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.
O evento contará com abertura interreligiosa, shows performáticos e apresentações do Ballroom e dos cantores Alex, Angel, Bruna Mandz, além da Corte Soberana, que será eleita nesta sexta-feira (10/11), DJ Mayara, entre outras atrações.
“Em 2023 celebramos mais um ano da Parada Orgulho LGBTQIA+ de Maricá, lembrando que na pandemia não realizamos o evento. Estamos em busca da vida e da luta pelos direitos humanos e da comunidade LGBTQIA+”, explicou o coordenador de assuntos LGBTQIA+, da Secretaria Municipal de Participação Popular, Direitos Humanos, Carlos Alves.
A programação ainda inclui o Movimento Cultural da Diversidade e Fórum LGBT de Marica e Itaipuaçu e contará com Feira de Empreendedorismo e Empregabilidade Inclusiva, na Praça Orlando de Barros Pimentel, de 10 a 12/11, das 10h às 21h.
Mudança no trânsito
A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária realizará mudanças no trânsito da Rua Ribeiro de Almeida, no Centro, que ficará fechada para veículos no domingo (12/11) para passagem do trio elétrico da Parada do Orgulho LGBT. A via será interditada às 15h, quando começa a concentração na Praça Conselheiro Macedo Soares, e a saída do trio elétrico está prevista para às 15h30.
O trecho ficará fechado até a passagem do público e será reaberto ao trânsito logo em seguida. Será um circuito curto, da Rua Ribeiro de Almeida, passando pela Rua Domício da Gama até a Praça Orlando de Barros Pimentel, onde fica a Casa de Cultura. Equipes da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária estarão no local controlando o fluxo de veículos e orientando os condutores.