Rio com 8,3ºC tem temperatura mais baixa dos últimos 13 anos

Cidade não tinha uma madrugada tão gelada desde julho de 2011. Mar ainda está de ressaca, com ondas de até 4 metros.
às
Captura de tela 2024-08-13 110122
Foto: Reprodução/TV Globo

O Rio de Janeiro com 8,3ºC tem temperatura mais baixa nesta terça-feira (13) a madrugada mais fria dos últimos 13 anos. Às 6h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 8,3ºC em Jacarepaguá, na Zona Oeste. O mar ainda está de ressaca, com ondas de até 4 metros.

A cidade não tinha uma madrugada tão gelada desde 9 de julho de 2011, quando a mínima foi de 8,1°C.

Rio com 8,3ºC tem temperatura mais baixa dos últimos 13 anos – Fotos: g1 Rio

Por conta da ressaca, bombeiros do quartel de Copacabana e agentes do Grupamento Aéreo foram acionados, por volta das 9h30, para socorrer uma pessoa que estava se afogando na Praia do Leme. A vítima foi levada em estado grave para o Hospital Miguel Couto, no Leblon.

Ao longo do dia, as temperaturas sobem aos poucos, mas a máxima não deve passar de 21°C na capital. Não há previsão de chuva para nenhuma região do estado.

Saiba mais sobre as pricipais notícias do Rio de Janeiro e Região. Siga nossas redes sociais.

A quarta-feira (14) também começa bem gelada, e novamente há possibilidade de recorde de frio na madrugada. A máxima sobe para 25°C na capital.

Vai esquentar

Um sistema de alta pressão vai favorecer o tempo estável em todo o RJ no restante da semana, favorecendo a redução da nebulosidade e a elevação das temperaturas a cada dia, chegando aos 31°C na capital no sábado (17). Os dias começam com névoa em alguns pontos, mas aos poucos o sol aparece com mais força.

Apesar de a ressaca terminar na noite de quarta-feira, o mar vai continuar agitado pelo menos até quinta-feira (15).

Recorde em outros cantos do RJ

Outras cidades também tiveram a menor temperatura de 2024, segundo o Inmet:

  • Niterói: 13,5°C
  • Seropédica: 9,3°C
  • Duque de Caxias (Xerém): 9,1°C
  • Paraty: 9,1°C
  • Três Rios: 7,8°C
  • Carmo: 6,8°C
  • Valença: 6,3°C
  • Rio Claro: 5,8°C

Por que está tão frio?

Um ciclone extratropical formado em alto mar no fim da semana favorece o avanço do ar polar pelo país, segundo a Climatempo.

Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica — regiões causadoras de tempo adverso em grande escala — que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, comenta que o ciclone está afastado no mar, na direção do Rio Grande do Sul, mas mesmo distante acaba jogando o ar frio para o Centro-Sul do país.

Apesar disso, como o choque térmico não foi tão intenso, uma vez que o tempo já estava frio, não houve a formação de grandes nuvens de chuva.

“A gente fala que é uma frente fria seca, porque não provoca chuva, mas acaba reforçando o frio dos últimos dias”, explicou.

Centro-Sul do país deve ter dia frio com ar polar que avança nesta terça-feira (13). — Foto: Inmet

Crédito: g1

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias