RJ faz primeiro transplante de pele na rede municipal

O procedimento foi feito no Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II.
às
hmpii
Foto: EXTRA

Após sofrer um grave acidente enquanto trabalhava, Bruno dos Santos Morais, de Saquarema, se tornou o primeiro paciente a receber um transplante de pele através da rede municipal de saúde do Rio de Janeiro.

Em dezembro, Bruno, que é mestre de obras, sofreu uma descarga elétrica ao levantar ferragens próximas a um fio de alta tensão, o que gerou graves queimaduras em seus braços e pernas. Ele foi levado ao Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz.

O transplante evitou que Bruno tivesse as mãos amputadas e acelerasse a recuperação das áreas atingidas. O procedimento foi feito com a doação de tecido pela família de um falecido e segue rígidos protocolos de segurança.

Leia também: Hospital Estadual Alberto Torres conquista prêmio internacional de qualidade no tratamento de AVC

Em entrevista ao G1, a médica Carolina Junqueira, chefe do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz explica o procedimento: “Com esse procedimento, conseguimos salvar o paciente de forma mais rápida, cobrindo grandes áreas queimadas ou feridas complexas que podem levar à perda de membros essenciais”.

Foto: Reprodução/ TV Globo

Os tecidos doados são recolhidos de áreas do corpo do doador que não ficam visíveis, são tratados e armazenados no Banco de Pele do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), um dos quatro existentes no Brasil. Quando prontos, os tecidos são colocados nas queimaduras e servem como um curativo temporário, auxiliando na recuperação e evitando maiores problemas.

Bruno, também em entrevista ao G1, incentivou a doação: “Continue doando porque salva vidas, né? Salva vidas, cara, ajuda muitas pessoas.”

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias