Estado do Rio tem recorde de sequestros forjados número é maior que o de sequestros reais. Farsas viraram rotina para investigadores da Delegacia Antissequestro: somente no ano passado, a especializada solucionou 11 casos de sequestros falsos, em que os autores forjaram a situação com o objetivo de conseguir tirar dinheiro de amigos e parentes.
O número de casos do tipo, segundo agentes da DAS, representa um recorde absoluto na história da delegacia.
A quantidade chega a superar o número total de sequestros verdadeiros registrados em todo o estado do Rio nos últimos cinco anos: segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), desde 2020, foram dez casos cinco deles em 2024.
Leia mais – Adolescente é morto ao sair para comprar refrigerante em Bangu. Siga nossas redes sociais.
Investigadores estimam que, no ano passado, a apuração de sequestros simulados tenha representado mais de um terço do volume total de trabalho da DAS, que também atua nos casos de extorsões mediante sequestro, os chamados sequestros-relâmpago. Apesar de as histórias serem inventadas, o protocolo de investigação é exatamente o mesmo de ocorrências verdadeiras, com a quebra de sigilos dos envolvidos e operações para busca de cativeiros.
Crédito: Diário do Rio