De acordo com uma pesquisa divulgada pelo governo federal, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2024, cerca de 47,5 milhões de brasileiros realizam trabalhos de cuidador em geral. Vale destacar que deste número, 78% são mulheres. Em setembro, uma lei apresentada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Rio Bonito, Alex da Guarda, que define o Dia e a Semana Municipal da Cuidadora Atípica, foi sancionada pelo Poder Executivo. A medida tem como objetivo valorizar as mulheres que cuidam de pessoas com deficiência (PCDs) de forma contínua no município. O dia de celebração da cuidadora atípica será 10 de setembro, já a semana será comemorada entre os dias 10 e 17 do mesmo mês.
Leia também: Pitbull invade escola no Rio e ataca crianças
Atualmente, há uma pesquisa em andamento pelo Ipea para mapear cada tipo de cuidador, assim, serão conhecidos números exatos dos cuidadores de idosos, crianças, pessoas com deficiência e outros.
A lei do vereador prevê uma série de atividades para celebrar as cuidadoras, durante toda a semana, com foco em saúde e assistência social, como:
- Garantia de prioridade no agendamento e na realização de consultas e exames médicos;
- Atendimento prioritário nos serviços de assistência social;
- Promoção de palestras sobre ampliação de renda e inserção no mercado de trabalho;
- Promoção de palestras voltadas à prevenção do suicídio;
- Realização de palestras sobre violência psicológica e seus impactos;
- Promoção de atividades educativas sobre autocuidado, bem-estar e saúde da mulher;
- Desenvolvimento de práticas de autocuidado e promoção de saúde da mulher;
- Oferta de atividades socioculturais, recreativas e de lazer;
- Disponibilização de serviços de orientação jurídica à população.
Em setembro, a Prefeitura de Rio Bonito realizou um evento, na Praça Fonseca Portela, no Centro da cidade, comemorando pela primeira vez o Dia Municipal das Cuidadoras Atípicas. Na ocasião, o vereador Alex da Guarda comentou sobre a valorização dessas profissionais.
“Estou muito feliz com a realização do 1º evento do Dia Municipal das Cuidadoras Atípicas, em parceria com as secretarias de Inclusão Social, que mostra o respeito e cuidado que devemos ter com as mães, irmãs, avós, madrastas e responsáveis legais que todos os dias se dedicam ao cuidado das pessoas com deficiência no município”, disse o vereador.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.