Lei define Dia e Semana Municipal da Cuidadora Atípica em Rio Bonito

Anualmente, o dia de celebração da cuidadora atípica será em 10 de setembro, já a semana será comemorada entre os dias 10 e 17 do mesmo mês
às
foto destaque site (18)
Foto: Marcelo Gomes

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo governo federal, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2024, cerca de 47,5 milhões de brasileiros realizam trabalhos de cuidador em geral. Vale destacar que deste número, 78% são mulheres. Em setembro, uma lei apresentada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Rio Bonito, Alex da Guarda, que define o Dia e a Semana Municipal da Cuidadora Atípica, foi sancionada pelo Poder Executivo. A medida tem como objetivo valorizar as mulheres que cuidam de pessoas com deficiência (PCDs) de forma contínua no município. O dia de celebração da cuidadora atípica será 10 de setembro, já a semana será comemorada entre os dias 10 e 17 do mesmo mês.

Leia também: Pitbull invade escola no Rio e ataca crianças

Atualmente, há uma pesquisa em andamento pelo Ipea para mapear cada tipo de cuidador, assim, serão conhecidos números exatos dos cuidadores de idosos, crianças, pessoas com deficiência e outros.

A lei do vereador prevê uma série de atividades para celebrar as cuidadoras, durante toda a semana, com foco em saúde e assistência social, como:

  • Garantia de prioridade no agendamento e na realização de consultas e exames médicos;
  • Atendimento prioritário nos serviços de assistência social;
  • Promoção de palestras sobre ampliação de renda e inserção no mercado de trabalho;
  • Promoção de palestras voltadas à prevenção do suicídio;
  • Realização de palestras sobre violência psicológica e seus impactos;
  • Promoção de atividades educativas sobre autocuidado, bem-estar e saúde da mulher;
  • Desenvolvimento de práticas de autocuidado e promoção de saúde da mulher;
  • Oferta de atividades socioculturais, recreativas e de lazer;
  • Disponibilização de serviços de orientação jurídica à população.

Em setembro, a Prefeitura de Rio Bonito realizou um evento, na Praça Fonseca Portela, no Centro da cidade, comemorando pela primeira vez o Dia Municipal das Cuidadoras Atípicas. Na ocasião, o vereador Alex da Guarda comentou sobre a valorização dessas profissionais.

Estou muito feliz com a realização do 1º evento do Dia Municipal das Cuidadoras Atípicas, em parceria com as secretarias de Inclusão Social, que mostra o respeito e cuidado que devemos ter com as mães, irmãs, avós, madrastas e responsáveis legais que todos os dias se dedicam ao cuidado das pessoas com deficiência no município”, disse o vereador.

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Agentes também descobriram que ele havia aplicado um golpe de R$35 mil nos compradores do imóvel
às
realizado no último dia 15 de novembro, na Avenida Dulce Lopes Garcia, no Centro da cidade.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias