A Feira Literária de Rio Bonito (FLIRB) mobilizou crianças, adolescentes e adultos, que se reuniram na Praça Fonseca Portela, no Centro da cidade, no último sábado (15). A partir do tema “Tecendo Saberes”, os alunos desenvolveram projetos ao longo deste ano, que foram exibidos em pavilhões, localizados em frente à praça. A programação seguiu até o final da tarde, com a exposição das atividades, apresentações musicais e contações de histórias.
Leia também: Alceu Valença abre o “Rio Bonito – Um Sonho de Natal”
Já no meio da Praça, um pouco antes do chafariz, o público pode conferir barracas com vendas de livros, uma série de pinturas, aém de um espaço inclusivo, voltado para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Tecendo Saberes” foi também o tema do desfile cívico no aniversário da cidade, em 7 de maio. De acordo com a secretaria de Educação, a Feira teve como objetivo mostrar o desenvolvimento dos alunos neste ano e as atividades realizadas em cada escola.
A secretária municipal de Educação, Mônica Magrini, afirmou que o evento superou as expectativas da organização.
“A Feira superou as nossas expectativas. Os trabalhos estavam maravilhosos, as pessoas puderam acompanhar cada detalhe dos projetos e prestigiar nossas crianças e as instituições de ensino do município. É uma alegria ver a nossa cidade vibrando pela educação”, disse a secretária.

As instituições de ensino foram divididas em seis pavilhões, com pinturas e projetos interativos. Em um deles, desenvolvido pelo Colégio Municipal Dr. Astério Alves de Mendonça, uma homenagem ao artista plástico Aliomar Guimarães Leite, o Baianinho, foi apresentada ao público. Os visitantes puderam conhecer mais sobre sua história e interagir com uma representação – chamada de “quadro vivo” – do “Palhaço Paciência”, uma de suas obras mais famosas.

Em outro pavilhão, alunos da Escola Municipal Serra do Sambê montaram um “túnel”, repleto de mensagens voltadas para a preservação do meio ambiente e dos animais. Na entrada, duas araras feitas pelos estudantes recepcionavam o público. Já na saída, os visitantes encontraram árvores com fotos das turmas.

Por Clara Egger (Estagiária sob supervisão)
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Leia também: Feira Literária de Rio Bonito reúne alunos e familiares no Centro da cidade […]