Em Rio Bonito, a Igreja Católica comemora a Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, tradicionalmente em 8 de dezembro. No entanto, a razão que definiu esta data não é comum a todos os moradores. A comemoração na cidade segue uma proclamação feita em 1854, pelo Papa Pio IX, que reconheceu Maria como a Imaculada Conceição, concebida sem pecado original.
Ou seja, 8 de dezembro é a data litúrgica tradicionalmente adotada pela Igreja para celebrar a Imaculada Conceição. Como é a Padroeira da cidade, a festa é realizada pela Paróquia no mesmo dia.
Leia também: Rio Bonito inicia obras de revitalização no Parque da Caixa D’Água
De acordo com a Igreja Católica, ser “Imaculada Conceição” significa que Maria, desde seu primeiro instante, recebeu de Deus a graça de ser preservada do pecado original.
O título de Padroeira de Rio Bonito tem relação com a história da cidade. Quando ainda era apenas uma freguesia, por volta de 1760, a região se chamava “Freguesia Nossa Senhora da Conceição do Rio do Ouro”, por conta de uma capela construída em 1755, com o título “Madre de Deus”.
O nome seguiu até quando a área se tornou uma vila, passando a se chamar “Nossa Senhora da Conceição de Rio Bonito”.
Festa na Avenida Sete de Maio
Confira abaixo a programação, divulgada pela Paróquia para o dia da Padroeira, que vai acontecer na Igreja Matriz Auxiliar, localizada na Avenida Sete de Maio.
- 8h – Missa
- 10h – Missa
- 16h – Consagração
- 17h – Procissão
- 18h – Solenidade da Padroeira, presidida por Dom José Francisco, Arcebispo Metropolitano de Niterói
- Após a solenidade, show com o Ministério Reinflama
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.