Associação Nacional da Advocacia Criminal empossa seus representantes na 35ª Subseção da OAB/RB

Em uma noite de homenagens e valorização da advocacia, no último dia 30 (quinta-feira), foi dado o pontapé para uma iniciativa inédita, a formação da Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANACRIM) da 35ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá. A solenidade, que aconteceu na sede do órgão, no Centro de Rio Bonito, ainda contou com a apresentação dos integrantes das comissões da subseção, e também com o lançamento da Medalha Iacy Rodrigues Mello.

No lançamento da medalha, que leva o nome da advogada Iacy Rodrigues Mello, falecida em 2015, a presidente da 35ª Subseção, Karen Figueiredo, explicou que a honraria será concedida sempre no mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, para todas as advogadas que se destacarem na profissão.

“(Será concedida à) Todas as advogadas que se destacarem em seus campos de atuação, àquelas que colaborarem com o desenvolvimento social e cultural desta subseção, às que se destacarem à frente das nossas comissões e exercerem papel de destaque na sociedade civil organizada e acadêmica”.

ANACRIM

O ponto alto da noite foi a posse dos três integrantes da Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANACRIM) da 35ª Subseção. São eles: Cátia Silveira Faria Lemos, coordenadora de Rio Bonito; André Luiz Soares, coordenador de Tanguá; e Wesley Santos da Silva, coordenador de Silva Jardim.

À reportagem da Folha, o presidente nacional da ANACRIM, James Walker, que prestigiou o evento e deu posse a coordenadora de Rio Bonito, falou sobre a importância que esses coordenadores terão no trabalho da advocacia criminal nos três municípios.

“ANACRIM vem pra cá (Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá), com o firme propósito de valorizar a advocacia criminal da região. Essa parceria é fundamental para aqueles homens e mulheres advogados e advogadas criminalistas que atuam na região, poderem se sentir mais acolhidos e protegidos, seja pela OAB, pela ACRIM, ou pelas duas instituições que agora andam juntas, de mãos dadas. E o cidadão sai beneficiado com isso, porque o advogado criminalista não defende o crime, nem o criminoso, ele defende a pessoa que está sendo acusada de alguma coisa. E é fundamental que essa defesa seja exercida com tranquilidade, com serenidade, mas por um profissional qualificado”, disse Walker.

Na visão da presidente Karen, essa parceria que foi formalizada entre as duas instituições, como mencionou o presidente James, vai agregar e valorizar os advogados criminalistas da região. “Acredito que essa seja uma valorização ímpar para todos os profissionais da advocacia criminal, e que além de já poderem contar com a Ordem, agora também vão poder contar com a ANACRIM. Tenho certeza que essa oportunidade vai agregar muito no dia a dia deles”, analisou.

Comissões

Todos os presidentes, vices, membros e colaboradores das 21 comissões da 35ª Subseção foram empossados em janeiro, mas na solenidade do último dia 30, os integrantes receberam os cumprimentos das autoridades da Ordem. São eles: Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas – Érico Verissimo Moraes Hyppólito, Rafael Fróes Rodrigues, César Gomes de Sá e Karen da Silva Figueiredo.

Comissão Especial da Justiça Federal e Direito Previdenciário – Vanessa de Sá Pereira Medeiros, Rafael José Pereira Paz, Bianca Silva da Rocha Conceição, Wagner Dos Santos Neves, Luzia Doroteia Freitas de Amorim, e Natália Carvalho Félix.

Comissão OAB Vai à Escola – Luciana Brito Bartony Frutuoso de Abreu, Bianca Silva da Rocha Conceição, Rafaella Araujo Lessa Chapim, Cristina Silva Correa Lima, Patrícia Nunes de Paula, e Rosana Cruz Silveira Vieira.

Comissão de Direito do Trânsito – Alédio Penco Espíndola, Romero Valentim dos Santos Filho, Henry Willians Moraes Rodrigues, e Fernando Jorge Fonseca Peroba.

Comissão de Segurança Pública – Romero Valentim dos Santos Filho, Alédio Penco Espíndola e Ingrid da Conceição Belgues.

Comissão da Justiça do Trabalho – Kely Betânia Abrão Borges e Borges, Rosana Cruz Silveira Vieira, Bruno Alves da Silva Barros, Douglas da Costa Cordeiro, e Edimilson Biral.

Comissão OAB Jovem – Paula Anselmo de Carvalho, Laryssa Monnerat Damasco Marins, Lucas Ponce de Leon Tavares de Almeida, Luzia Doroteia Freitas de Amorim, e Jussara Kamily Alvarenga Silvano.

OAB Mulher – Paula Anselmo de Carvalho, Fabia Oliveira Franco de Almeida, Laura Alves dos Santos, Ingrid da Conceição Belgues, Janaina Suelen da Silva Costa Monteiro.

Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Ludmila Veiga Faria Franco, Vivian de Carvalho Marques, e Sâmia Melo Salgado.

Comissão de Assuntos Municipais – Dhyego Henrique Domingos de Amorim, Ramon Coutinho Pinto, Bruno Alves da Silva Barros, José Antônio Piton, e Wesley Santos da Silva.

Comissão Direito Digital – Mariana Silva Siqueira, Lucas Ponce de Leon Tavares de Almeida, Thamires Peixoto Amado da Silva, Sávio Augusto de Melo Fróes, e Vívian Alves Borel Pinto.

Comissão Direito Bancário – Igor Moraes Rolim Candido, Luiz Antonio Mello Vieira, e Camille Torres de Oliveira Costa.

Comissão de Mediação de Conflitos – Marcelo Almeida Carvalho, Mariana Silva Siqueira, Nayara Machado Oliveira Coelho, e Laura Alves dos Santos.

Comissão de Direito Imobiliário – Ademir Peixoto, Livia Labre, e Luis Diego Rangel.

Comissão de Ética – César Gomes De Sá, Cristina Silva Corrêa Lima, e Rosana Cruz Silveira Vieira.

Comissão Direito Eleitoral – Plesmy dos Santos Soares, Edimilson Biral, Romero Valentim dos Santos Filhos, Belchior Dos Santos Batista, e Jose Antonio Tavares de Almeida.

Comissão de Estágio e Ensino Jurídico – Rafael Fróes Rodrigues e Nayara Machado Oliveira

Entre outras autoridades, estavam presentes na solenidade, o secretário geral da ANACRIM nacional, Ralph Andrade; o presidente estadual da ANACRIM, Flávio Fernandes; a presidente e o vice da ANACRIM São Gonçalo, Niterói e Região Metropolitana, Andréa Pezaroli e Bernardo Lugão, respectivamente; o secretário geral da Seccional RJ, Álvaro Quintão; conselheiras da Seccional RJ, Ana Borba, Valéria Pinheiro e Mariana Rodrigues, – também procuradora da Comissão de Direitos Humanos do órgão – presidente do Sindicato dos Advogados do Estado RJ (SAERJ), Claudio Goulart; acompanhado de suas diretoras e conselheiras, e o prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe.

 

 

Lívia Louzada